Iluminação de LED revitaliza espaços públicos e aumenta a segurança

Publicada em 22/04/2022 às 09:43

Novos pontos de iluminação começaram a ser instalados nas avenidas Pedro Clarismundo Fornari e Caetano Gornati, ambas na região do bairro Engordadouro. As novas luminárias são de LED, mais econômicas e com melhor desempenho. Além delas, em trechos dessas avenidas também foram instalados postes metálicos. O investimento nas duas vias é de aproximadamente R$ 500 mil.

Sobre um equipamento de braço mecânico, homem posiciona a luminária de metal enquanto outro faz sua instalação no poste de rua
Nova iluminação já foi instalada na avenida Caetano Gornati; investimento valoriza espaços e aumenta segurança

“A nova iluminação pública, além de valorizar esses espaços e melhorar a vida das pessoas que circulam por eles, vai ao encontro do reforço na segurança. Quanto mais iluminado, mais seguro o local”, declara o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado. “E com a troca gradual das lâmpadas convencionais por LED, contribuímos para mais economia aos cofres públicos e sustentabilidade ambiental.”

Na Pedro Clarismundo Fornari, serão instaladas 87 luminárias de LED e 34 postes metálicos, inclusive no canteiro central da avenida. Na Caetano Gornati, ao longo da pista de caminhada, serão colocados 68 luminárias de LED e 44 postes metálicos. Nos próximos dias, a Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos, por meio do Departamento de Iluminação Pública, fará o teste dessa nova iluminação.

O gestor de Infraestrutura e Serviços Públicos, Adilson Rosa, lembra que além das novas luminárias colocadas em novos postes metálicos, algumas luminárias estão sendo instaladas em postes que já existem. “Esses postes estão com boa estrutura e podem servir como pontos para fixação desses equipamentos”, informa. “Nossas equipes fazem avaliações técnicas minuciosas nesses locais, para assim podermos compreender qual a estrutura essas áreas demandam.”

Trabalhadores preparam-se para subir com braço mecânico, sobre um caminhão; ao lado do veículo, um homem impunha a luminária que será instalada no local; eles estão sobre um ciclovia na avenida Caetano Gornati
Algumas luminárias de LED estão sendo instaladas em postes que já existem ao longo da via

“Além da iluminação de LED nesses novos pontos, Jundiaí em breve fará a renovação de toda sua iluminação pública por meio de uma Parceria Público-Privada-PPP, cuja licitação ainda está em curso”, explica o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. “Jundiaí caminha para se tornar uma cidade inteligente e a tecnologia também estará presente na iluminação pública, de modo que haja um uso mais racional da energia elétrica.”

Próximos investimentos
O Departamento de Iluminação Pública prepara a instalação de pontos de iluminação com LED em outros espaços públicos da cidade. Um deles é o Parque Linear, no Parque da Represa, atualmente em obras. Serão instalados ali 155 pontos de iluminação e 103 postes metálicos ao longo de sua extensão, que terá pista de caminhada, ciclovia e espaços de lazer e práticas esportivas.

No Jardim Fepasa serão instalados em breve 54 pontos de iluminação e, na área de lazer Onofre Canedo, no Almerinda Chaves, serão 25 pontos, 28 postes e 11 refletores. Os processos licitatórios para a compra e instalação do material para esses dois espaços estão em andamento.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/22/iluminacao-de-led-revitaliza-espacos-publicos-e-aumenta-a-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original