Enredança: atração une literatura e balé clássico na Biblioteca
Publicada em 23/04/2022 às 17:28A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot abriu suas portas, neste sábado (23), para uma atração que uniu a leitura de um livro e o balé clássico – dentro da programação do 24º Enredança. A autora do livro “Catarina Bailarina”, Lis Michele, que também é professora de dança e bailarina, leu trechos de sua obra para pais e filhos que foram ao local. Ao lado dela, a bailarina Ana Clara Tortorella, de 10 anos, fez uma apresentação de balé clássico.
“Meu livro conta a história de Catarina, uma criança que descobre a palavra “bailarina” e é levada depois, por sua mãe, para ter aulas de balé”, declara ela sobre seu livro, escrito em 2019 e lançado durante a pandemia. “Sempre me incomodou o fato de encontrar uma literatura que não falava a nossa linguagem, que não falava o dia a dia da sala de aula”, diz ainda a autora.
Bancária e moradora do bairro Eloy Chaves, Jane Santos levou a filha, a pequena Isabela, para assistir a apresentação na Biblioteca. Jane fez balé dos 4 aos 27 anos e teve Lis Michele como professora. Passada a pandemia, quer colocar a filha nas aulas também. “O balé é muito importante para a criança se desenvolver, faz bem para o corpo e ajuda a ter noção de trabalhar em grupo”, opina a mãe.
Exposição
Ainda neste sábado, a bailarina Ana Botafogo visitou a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, onde uma das seções faz homenagem a ela. Na ocasião, ele levou ao local um par de sapatilhas, que passa a fazer parte do acervo do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. Ana participa da programação do Enredança com dois masterclasses de Ballet Clássico e como jurada da Mostra Competitiva.
“Como a programação deixa claro, o festival vai além do palco, trazendo atividades de formação e de inserção cultural que passam pela literatura e por uma exposição que valoriza a dança e o nosso passado”, afirma o gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni.
O festival continua na noite deste sábado (23), com apresentações de Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico no Teatro Polytheama, a partir das 19h. A programação encerra-se no domingo (24), a partir das 19h, com a Noite de Gala do festival e as apresentações dos primeiros lugares e premiações.
Para a Mostra Competitiva, os interessados podem adquirir os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro Polytheama ou pela plataforma Sympla, às 10h30 do dia anterior ao espetáculo.
A programação completa do Enredança pode ser conferida no hotsite do festival.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
-
12/12/2024
Comitê das Crianças encerra trabalho com entrega de relatório sobre Jundiaí