Enredança: atração une literatura e balé clássico na Biblioteca

Publicada em 23/04/2022 às 17:28

A Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot abriu suas portas, neste sábado (23), para uma atração que uniu a leitura de um livro e o balé clássico – dentro da programação do 24º Enredança. A autora do livro “Catarina Bailarina”, Lis Michele, que também é professora de dança e bailarina, leu trechos de sua obra para pais e filhos que foram ao local. Ao lado dela, a bailarina Ana Clara Tortorella, de 10 anos, fez uma apresentação de balé clássico.

CONFIRA AS FOTOS DO ENREDANÇA

Lis Michele durante sua apresentação na Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot

“Meu livro conta a história de Catarina, uma criança que descobre a palavra “bailarina” e é levada depois, por sua mãe, para ter aulas de balé”, declara ela sobre seu livro, escrito em 2019 e lançado durante a pandemia. “Sempre me incomodou o fato de encontrar uma literatura que não falava a nossa linguagem, que não falava o dia a dia da sala de aula”, diz ainda a autora.

Bancária e moradora do bairro Eloy Chaves, Jane Santos levou a filha, a pequena Isabela, para assistir a apresentação na Biblioteca. Jane fez balé dos 4 aos 27 anos e teve Lis Michele como professora. Passada a pandemia, quer colocar a filha nas aulas também. “O balé é muito importante para a criança se desenvolver, faz bem para o corpo e ajuda a ter noção de trabalhar em grupo”, opina a mãe.

Exposição
Ainda neste sábado, a bailarina Ana Botafogo visitou a exposição “Legados de Glória – Memórias da Dança em Jundiaí”, onde uma das seções faz homenagem a ela. Na ocasião, ele levou ao local um par de sapatilhas, que passa a fazer parte do acervo do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão. Ana participa da programação do Enredança com dois masterclasses de Ballet Clássico e como jurada da Mostra Competitiva.

Ao lado do gestor Marcelo Peroni, Ana Botafogo autografa sapatilha que passa a ser do museu

“Como a programação deixa claro, o festival vai além do palco, trazendo atividades de formação e de inserção cultural que passam pela literatura e por uma exposição que valoriza a dança e o nosso passado”, afirma o gestor de Cultura de Jundiaí, Marcelo Peroni.

O festival continua na noite deste sábado (23), com apresentações de Clássico de Repertório, Clássico Livre e Neoclássico no Teatro Polytheama, a partir das 19h. A programação encerra-se no domingo (24), a partir das 19h, com a Noite de Gala do festival e as apresentações dos primeiros lugares e premiações.

Para a Mostra Competitiva, os interessados podem adquirir os ingressos gratuitos na bilheteria do Teatro Polytheama ou pela plataforma Sympla, às 10h30 do dia anterior ao espetáculo.

A programação completa do Enredança pode ser conferida no hotsite do festival.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/23/enredanca-atracao-une-literatura-e-bale-classico-na-biblioteca/