Escola Inovadora: tablets auxiliam o estudo de crianças com defasagem na alfabetização
Publicada em 23/04/2022 às 09:13Nas aulas do programa Estudo é Tudo! a aprendizagem das crianças que apresentam defasagem na alfabetização contam agora com uma nova ferramenta. Os tablets que são utilizados para o desenvolvimento de atividades do ensino híbrido. O equipamento faz parte das tecnologias educacionais que passaram a integrar as escolas da rede municipal de ensino e do Programa Escola Inovadora.
O uso dos tablets chega para aprimorar a educação de boa qualidade oferecida pela Unidade de Gestão de Educação nas escolas da rede municipal. “Jundiaí investe na educação. Somente para este ano letivo foram mais de R$ 12 milhões aplicados em tecnologias educacionais para que os estudantes da rede municipal de ensino possam, desde pequenos, trabalhar habilidades que serão importantes em seu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.
O programa Estudo é Tudo! foi criado pela Unidade de Gestão de Educação em 2021, quando percebeu-se os impactos na aprendizagem dos estudantes do 3º ao 5º ano das escolas municipais. O programa traz um conjunto de ações de recuperação para a garantia de qualidade de ensino e do direito de aprender para as crianças da rede municipal de ensino.
Na EMEB Pedro de Oliveira, as aulas da professora Bruna Gusmão já contam com o uso dos tablets. “Usamos a tecnologia para que os estudantes possam avançar e conseguir potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Os equipamentos e aplicativos ampliam a possibilidade das crianças se tornarem protagonistas desse processo, o que facilita e faz um link com o conteúdo da aula. Usamos jogos, por exemplo, que ajudam no desenvolvimento, uma vez que é da realidade e interesse deles, além de facilitar o engajamento dentro da sala de aula e possibilitar que os alunos queiram saber e aprender mais. ”, comentou a docente.
Davi Luiz Rodrigues Fernandes, 8 anos, gosta das aulas com as tecnologias digitais e também as atividades com livros, papel e caneta. “É muito legal porque usamos o tablet e ficamos jogando enquanto estamos aprendendo até a ler, mas também fazemos recortes, preenchemos as lacunas do texto”, contou o garoto.
A colega de classe de Davi, Lorena Domingos, 8 anos, conta que os tablets deixam as aulas diferentes. “Às vezes é mais difícil aprender e com o jogo fica mais fácil. Antes não tínhamos isso (tecnologias digitais) e eu estou gostando, fica até mais divertido”, disse.
Somente em tablets, a Unidade de Educação fez o investimento de R$ 2,2 milhões. São 2.530 unidades destinadas para o programa Estudo é Tudo!, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para estudantes de 3º e 5º ano, inscritos no programa do Governo Federal Auxílio Brasil. Para o Estudo é Tudo! foram entregues 410 tablets, em 23 escolas do Ensino Fundamental que contam com o programa.
“Nossos meninos e meninas do Estudo é Tudo!, contam com um programa especial para a recuperaçao das defasagens de alfabetização. Agora também têm à disposição as tecnologias educacionais, que deixam a aprendizagem bastante interativa, lúdica e que despertam o interesse das crianças que estão totalmente conectadas à tecnologia no mundo” lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Assessoria de Imprensa
-
01/11/2024
Turnê com os corpos municipais de Teatro e Dança encanta as crianças e famílias
-
01/11/2024
Clínica da Família da Ponte ultrapassa 5,4 mil atendimentos
-
30/10/2024
Concurso Brinc@r.com para estudantes da rede municipal segue com inscrições abertas
-
29/10/2024
Estudantes desenvolvem no FabLab materiais para as melhorias do parque no Jardim das Tulipas
Baixe as fotos desta notícia na resolução original