Escola Inovadora: tablets auxiliam o estudo de crianças com defasagem na alfabetização

Publicada em 23/04/2022 às 09:13

Nas aulas do programa Estudo é Tudo! a aprendizagem das crianças que apresentam defasagem na alfabetização contam agora com uma nova ferramenta. Os tablets que são utilizados para o desenvolvimento de atividades do ensino híbrido. O equipamento faz parte das tecnologias educacionais que passaram a integrar as escolas da rede municipal de ensino e do Programa Escola Inovadora. 

O uso dos tablets chega para aprimorar a educação de boa qualidade oferecida pela Unidade de Gestão de Educação nas escolas da rede municipal. “Jundiaí investe na educação. Somente para este ano letivo foram mais de R$ 12 milhões aplicados em tecnologias educacionais para que os estudantes da rede municipal de ensino possam, desde pequenos, trabalhar habilidades que serão importantes em seu desenvolvimento pessoal e profissional”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado.

O programa Estudo é Tudo! foi criado pela Unidade de Gestão de Educação em 2021, quando percebeu-se os impactos na aprendizagem dos estudantes do 3º ao 5º ano das escolas municipais. O programa traz um conjunto de ações de recuperação para a garantia de qualidade de ensino e do direito de aprender para as crianças da rede municipal de ensino. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Em  uma sala de aula, com carteiras azuis, estudantes estão sentados em grupos. No foco um grupo de cinco alunos que mexe em tablets. As crianças estão com uniforme escolar branco, com detalhes na gola e mangas azuis.
Programa Estudo é Tudo! utiliza os tablets em sala de aula

Na EMEB Pedro de Oliveira, as aulas da professora Bruna Gusmão já contam com o uso dos tablets. “Usamos a tecnologia para que os estudantes possam avançar e conseguir potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Os equipamentos e aplicativos ampliam a possibilidade das crianças se tornarem protagonistas desse processo, o que facilita e faz um link com o conteúdo da aula. Usamos jogos, por exemplo, que ajudam no desenvolvimento, uma vez que é da realidade e interesse deles, além de facilitar o engajamento dentro da sala de aula e possibilitar que os alunos queiram saber e aprender mais. ”, comentou a docente. 

Davi Luiz Rodrigues Fernandes, 8 anos, gosta das aulas com as tecnologias digitais e também as atividades com livros, papel e caneta. “É muito legal porque usamos o tablet e ficamos jogando enquanto estamos aprendendo até a ler, mas também fazemos recortes, preenchemos as lacunas do texto”, contou o garoto. 

A colega de classe de Davi, Lorena Domingos, 8 anos, conta que os tablets deixam as aulas diferentes. “Às vezes é mais difícil aprender e com o jogo fica mais fácil. Antes não tínhamos isso (tecnologias digitais) e eu estou gostando, fica até mais divertido”, disse.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Menino utiliza um tablet, com imagens coloridas na tela. O garoto está sentando em carteira azul. Ele traja uniforma escolar branco com mangas e gola azuis.

Somente em tablets, a Unidade de Educação fez o investimento de R$ 2,2 milhões. São 2.530 unidades destinadas para o programa Estudo é Tudo!, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e para estudantes de 3º e 5º ano, inscritos no programa do Governo Federal Auxílio Brasil. Para o Estudo é Tudo! foram entregues 410 tablets, em 23 escolas do Ensino Fundamental que contam com o programa. 

“Nossos meninos e meninas do Estudo é Tudo!, contam com um programa especial para a recuperaçao das defasagens de alfabetização. Agora também têm à disposição as tecnologias educacionais, que deixam a aprendizagem bastante interativa, lúdica e que despertam o interesse das crianças que estão totalmente conectadas à tecnologia no mundo” lembra a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques. 

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/23/escola-inovadora-tablets-auxiliam-o-estudo-de-criancas-com-defasagem-na-alfabetizacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original