Cidade das Crianças é tema de reunião de plataformas para avaliar os avanços nas políticas para a Infância no Município

Publicada em 25/04/2022 às 20:20

O tema da reunião de plataforma de gestores e representantes das fundações vinculadas à Prefeitura, que é realizada periodicamente pelo governo, chegou na manhã desta segunda-feira (25) ao seu décimo encontro deste ano, tendo como tema a avaliação das políticas públicas vinculadas à Infância no Município, abarcadas no programa Jundiaí Cidade das Crianças.

O encontro foi conduzido pelo titular da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, e contou com as participações de Claudia Vidigal, representante da Fundação holandesa Bernard Van Leer no Brasil, e Paula Mendonça, da coordenação do projeto “Criança e Natureza”, do Instituto Alana, renomadas instituições sobre temas vinculados à Infância e importantes parceiras de Jundiaí. 

“Jundiaí tem sido referência para outros Municípios no que diz respeito a diversos temas, entre eles o programa Cidade das Crianças. Nesse sentido, este encontro serve para reiterar o compromisso do prefeito Luiz Fernando Machado com o planejamento intersetorial das políticas públicas da infância, que são transversais e multidimensionais em seu alcance, mas que alcançam parcela expressiva da população que precisa do serviço público municipal em áreas essenciais como a saúde, educação, assistência social, entre outras. Nossa prioridade é a entrega das ações programadas no Plano Plurianual 2022-2025, que foi elaborado com a participação das crianças que compõem o GT (grupo de trabalho). Isso permite a materialização dos avanços que estamos conquistando nas políticas dedicadas à infância na cidade”, exemplificou Parimoschi.

Reunião foi realizada na manhã de segunda-feira (25), no Paço Municipal

Também participaram do encontro representantes da consultoria Ateliê Navio, que atua como facilitador de intervenções do instituto no Município, principalmente na Fábrica das Infâncias Japy e em bairros como a Vila Arens e Jardins Novo Horizonte e São Camilo.

“O programa ‘Cidade das Crianças’ é prioridade para o governo e, para tanto, foi constituído um Grupo de Trabalho (GT) Criança na Cidade, por indicação do Instituto Alana, com representantes das Unidades de Gestão. Esta reunião reafirma o compromisso da Prefeitura e é uma nova ocasião para sensibilizar todos os representantes do governo sobre estes temas”, comentou o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, um dos integrantes do GT e responsável pela condução das reuniões do Comitê das Crianças. 

Claudia Vidigal parabenizou a atuação da Prefeitura, por iniciativas como as buscas ativas de famílias em situação de vulnerabilidade social, o programa Criança Feliz, o desemparedamento da volta às aulas após a pandemia e o programa Escola Inovadora, além do trabalho de construção do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI), cujo projeto de lei será encaminhado para aprovação do Legislativo. Claudia apresentou também o minidocumentário “O Começo da Vida 2 – Lá Fora | Cidades e Crianças: um lugar melhor para todos”, que retrata parte das experiências de Jundiaí.

Representantes da Fundação Bernard van Leer e do Instituto Alana participaram do encontro

“Jundiaí nada na frente neste movimento que grandes cidades do mundo fizeram pela Infância, e isso envolve muita participação e diálogo. Por isso é uma ponta de inovação na rede Urban95 no Brasil, da qual fazem parte 24 Municípios”, comentou.

Paula Mendonça compartilhou as experiências na escuta qualificada no Município, tanto do Comitê das Crianças como nas expedições propostas para escolas no entorno da Fábrica das Infâncias Japy, equipamento cultural recentemente inaugurado pela Prefeitura, onde serão também instalados um parque naturalizado e a primeira área de infância da cidade. 

Os gestores trataram também da importância da transversalidade dos temas relativos à infância e de suas interfaces em áreas como Educação, Saúde, Cultura, Mobilidade e Planejamento Urbano. 

O encontro também contou com as apresentações das Unidades Centrais de Planejamento e Governança e de Entregas, ambos da UGGF, sobre as ações, indicadores e metas previstos pelo governo sobre o programa Cidade das Crianças no PPA 2022-2025.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/25/cidade-das-criancas-e-tema-de-reuniao-de-plataformas-para-avaliar-os-avancos-nas-politicas-para-a-infancia-no-municipio/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original