Costura Solidária: segunda fase do projeto beneficia Hospital São Vicente

Publicada em 25/04/2022 às 15:00

Bastante conhecido por gerar renda às mulheres em vulnerabilidade e beneficiar os profissionais da Saúde, o projeto ‘Costura Solidária’ entra em sua segunda fase. No mês passado, mais de 25 mil aventais em TNT foram destinados aos profissionais da Saúde, em entrega simbólica que ocorreu no Pronto Atendimento da Vila Hortolândia. Desta vez, a iniciativa contribuirá, diretamente, com o Hospital São Vicente de Paulo (HSV). Em pouco mais de duas semanas, já são mais de 10 mil aventais costurados pelas participantes da ação, que tem a coordenação do Grupo Sol da Cidadania e articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) da Prefeitura de Jundiaí.

“A importância de participarmos da segunda fase desse projeto é a responsabilidade social do HSV, ou seja, é a gestão preocupada com o meio ambiente, com a comunidade ao redor, com a geração de renda, em causar impactos positivos dentro e fora da instituição”, explicou a coordenadora de Captação de Recursos da instituição, Viviane Rasera.

Segunda fase do projeto vai beneficiar o Hospital São Vicente

Para transformar tecidos em aventais e mão de obra em renda, o ‘Costura Solidária’ utiliza a infraestrutura do Fundo Social de Solidariedade (Funss), vinculado à Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), que disponibiliza o espaço e o uso das máquinas industriais. “O projeto vem ao encontro da vocação do Funss, que é fomentar a geração de renda e emprego por meio do conhecimento técnico e dos cursos de qualificação profissional. Estamos muito felizes com o resultado”, afirmou a primeira-dama e presidente da unidade, Vanessa Machado.

Rede do bem

A destinação dos aventais costurados em tecido TNT aos profissionais da Saúde é possível graças ao empenho e à solidariedade de muitas pessoas. O tecido utilizado na confecção foi cortado, previamente, pela empresa Liz. Já o transporte do material até Jundiaí foi realizado, também como doação, pela empresa Tombini & Cia Ltda.

A Santa Angela Urbanização e Construções Ltda., que já patrocinou a costura de mais de 40 mil aventais em ocasiões anteriores, também doou todo o TNT, contribuindo com este projeto de gerar renda para mulheres em vulnerabilidade, selecionadas pela ONG, a partir da costura dos acessórios de proteção individual.

A costura dos aventais gera renda para mulheres em vulnerabilidade

“As participantes do projeto foram definidas por meio de um processo seletivo, promovido pela própria entidade, sendo requisito principal o conhecimento em costura em máquina overloque. Depois disso, elas também passaram por um treinamento específico”, contou Silvia Pouza, vice-presidente do Grupo Sol da Cidadania.

A maior parte das costureiras reside no Vetor Oeste da cidade. Para o deslocamento até o Fundo Social, que fica dentro do Parque da Uva, as integrantes também recebem vales-transportes, cedidos pela Unidade de Gestão de Desenvolvimento e Assistência Social (UGADS).

“Esta união de esforços beneficia a todos, uma vez que colabora com a proteção dos profissionais de Saúde, que tanto se dedicam aos atendimentos à sociedade, e, principalmente, com as mulheres, que geram renda a partir do trabalho de costura. Este é o objetivo na Prefeitura: fomentar o empreendedorismo na cidade e garantir a proteção de quem vive em Jundiaí”, concluiu o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/25/costura-solidaria-segunda-fase-do-projeto-beneficia-hospital-sao-vicente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original