Programa Municipal de Monitoramento da Fertilidade do Solo garante segurança para os alimentos e meio ambiente

Publicada em 25/04/2022 às 08:44

O agronegócio é um setor de grande importância para o desenvolvimento de Jundiaí e da economia local. Para aprimorar as técnicas aplicadas nas plantações, a qualidade dos produtos, segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) oferece o Programa Municipal de Monitoramento da Fertilidade do Solo.

O programa é gratuito e possibilita o diagnóstico da fertilidade do solo e ter conhecimento sobre a dinâmica dos nutrientes, o que proporciona melhorias na eficiência da adubação, resultando em redução de desperdícios de insumos e possíveis contaminações. 

“A UGAAT oferece os serviços de análise química e física de solo. Depois dos resultados, os técnicos prestam suporte com recomendações de adubação e calagem para as propriedades produtivas. Esse é um serviço totalmente gratuito para nossos produtores rurais e de grande importância, que tem impacto na garantia de produtos de qualidade para o consumidor”, lembra o gestor da Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez.

Maria Rosa Joaquim e Geraldo Soares de Oliveira são produtores de hortaliças orgânicas. A propriedade está localizada no bairro Traviú e eles comentam que utilizam o serviço oferecido pelo programa desde o início da produção.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Homem está mexendo no solo com equipamento para tirar terra
Geraldo faz análise do solo pela UGAAT desde que iniciou a produção de orgânicos

“O monitoramento da fertilidade do solo foi iniciado junto com o início da nossa produção. Esse acompanhamento que temos da prefeitura é maravilhoso, pois nos oferece o suporte necessário. Com a análise do solo, podemos adequar a adubação da maneira correta e receber a orientação técnica, tudo sem qualquer custo. Esse valor que economizamos, aplicamos em outras ações na nossa produção”, comentaram Maria Rosa e Geraldo, que recentemente também conquistaram, com o apoio da UGAAT, a certificação IBD (Instituto Biodinâmico de Desenvolvimento Rural) Orgânico, um selo que encontra-se em produtos com acreditação internacional, uma ação do Programa Jundiaí Orgânicos.

Para participar do programa é simples. O produtor rural deve ter propriedade em Jundiaí. A amostra deve ser recolhida pelo agricultor e entregue na Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, no 5º andar do Paço Municipal – ala Norte. “Cada amostra deve conter aproximadamente 300 gramas de solo. As orientações para coleta e entrega do material podem ser consultadas no site do Agronegócio ou pelo telefone 11 4589-8581”, comenta a diretora do Departamento de Agronegócio, Isabel Harder.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/25/programa-municipal-de-monitoramento-da-fertilidade-do-solo-garante-seguranca-para-os-alimentos-e-meio-ambiente/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original