Cultura inicia audições com artistas inscritos para os corpos artísticos municipais

Publicada em 26/04/2022 às 12:08

As salas dos Relógios e Hermeto Pascoal, ambas no Complexo Fepasa, sede da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), tiveram uma grande movimentação nesta segunda-feira (25), com o início das audições com os artistas inscritos para os corpos artísticos municipais, mantidos pela Fundação Casa da Cultura e Esportes.

Para a manutenção dos corpos de Teatro, Dança e Música (Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí) este ano estão previstos mais de R$ 1,86 milhão em investimentos. E no total, para as 70 vagas abertas, a Cultura recebeu 259 inscritos, dos quais 241 tiveram suas inscrições habilitadas para seguir no processo seletivo.

As audições já iniciadas, da Orquestra e da Cia. de Teatro, prosseguem até quarta-feira (27), respectivamente, sob a coordenação das diretoras artísticas dos corpos, a maestrina e regente Cláudia Feres e Carla Candiotto.

Diversas pessoas em sala de ensaio com tablado escuro e vidros ao fundo
Audições da Orquestra e da Cia. de Teatro (foto) seguem no Complexo Fepasa até esta quarta (27)

Já as audições de profissionais e bolsistas da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí serão realizadas neste domingo (01), ao longo do dia, também no Complexo Fepasa e sob a coordenação do diretor artístico da companhia, Alex Soares. As bancas examinadoras também serão compostas por jurados convidados.

Segundo a Fundação, os editais lançados atraíram diversos candidatos. Para as 43 vagas no quadro da Orquestra, 74 músicos se inscreveram, sendo habilitados para as audições 59. Já para o Teatro, foram 63 candidatos inscritos e 61 habilitados para o preenchimento das 16 vagas. E para as 11 vagas – sete para bailarinos profissionais e quatro para bolsistas – da Cia. Jovem de Dança, houve 123 inscrições, sendo 121 habilitadas para a audição.

Para o superintendente da Fundação e gestor da UGC, Marcelo Peroni, os corpos artísticos visam ao estímulo da criação artística. “Com estes editais, o Município revela novos talentos e fomenta a produção artística, ampliando a oferta cultural, reforça e cumpre as determinações do Plano de Governo do Prefeito Luiz Fernando Machado”.

Peroni ainda destacou que a manutenção dos corpos artísticos de Música, Teatro e Dança faz com que os trabalhos desenvolvidos se complementem e dialoguem, chegando ao público com maior impacto.  “Esse tipo de investimento faz parte da construção de uma política cultural e coloca Jundiaí num patamar de destaque no cenário cultural não apenas da região, ou Estado, mas nacionalmente. Com os três editais, Música, Dança e Teatro, são mais 70 artistas beneficiados”, concluiu.

Três pessoas, com máscaras faciais, analisam e apontam para computadores e folhas sobre mesa em sala ampla com outras pessoas e armários ao fundo
Também estão sendo selecionados, via editais, exposições para a Pinacoteca e Galeria de Arte

Também vinculado à UGC, sob a direção artística da maestrina Vasti Atique, há ainda o Coral Municipal de Jundiaí (adulto) e o Coral Infantojuvenil Cidade das Crianças, que ensaiam no Complexo Fepasa, e o núcleo descentralizado do Coral Cidade das Crianças na vila Esperança, que ensaia no centro comunitário do bairro.

Mais investimentos
Além dos investimentos nos corpos artísticos, a UGC lançou também editais com R$ 70 mil para a realização de 14 exposições de Artes Visuais de diversas linguagens, na Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes e na Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani. A avaliação por banca examinadora também foi realizada na Fundação nas últimas semanas e os resultados serão publicados em breve.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/26/cultura-inicia-audicoes-com-artistas-inscritos-para-os-corpos-artisticos-municipais/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original