Dia Internacional da Dança será comemorado em Jundiaí com espetáculos gratuitos no palco do Polytheama

Publicada em 26/04/2022 às 12:08

Após a extensa programação do 24º festival Enredança, preparada pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e que agitou diversos palcos de Jundiaí ao longo do mês de abril, a cidade volta a viver e respirar a Dança nesta sexta-feira (29), dia em que é comemorado mundialmente o Dia da Dança como forma de homenagear esta importante manifestação artística.

A comemoração nesta sexta-feira (29) será no Teatro Polytheama e começa às 19h30, com entrada gratuita, as apresentações dos espetáculos “Fevo – O corpo que eu habito você não mora mais”, com À Margem Coletivo de Dança, e “Percurso”, com o IOA Cia. de Dança, e abertura por conta do grupo de Dança Geração mais 60.

Cada pessoa terá direito a dois ingressos, que poderão ser retirados a partir das 10h desta quinta-feira (28), tanto na bilheteria do teatro (Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) quanto pela internet, por meio da plataforma Sympla.

À Margem Coletivo de Dança apresenta a coreografia “Fevo – O corpo que eu habito você não mora mais”, com (crédito foto: Maurici Chinaque)

Segundo o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, a ação completa um ciclo de atividades desenvolvidas em diversos pontos da cidade, oportunidade para que escolas, academias, grupos de dança e bailarinos solo pudessem mostrar a sua arte e seu potencial. “Quando se fala em Dança, Jundiaí se destaca no cenário nacional como um polo produtor de grande qualidade e referência. A cada ano, mais e mais bailarinos deixam Jundiaí e passam a integrar companhias de grandes centros brasileiros e também do exterior.

Essa história teve início com Glória Rocha, uma mulher à frente do seu tempo, que lutou com toda paixão pela arte do movimento do corpo e que deixou um legado para a nossa gente, com marcas que se perpetuam na memória e na história”.

Outro aspecto observado por Peroni foi que a dança tem o poder de captar e transmitir traços particulares de diferentes culturas através dos tempos. “Existem diversos estilos de dança diferentes, cada um com a sua própria personalidade. O Dia da Dança busca a valorização dessas identidades distintas. O público que comparecer ao Polytheama vai assistir a dois excelentes espetáculos, com concepções diferentes e distintas. Será uma grande noite de comemoração, ” finalizou.

As apresentações
“Fevo” é um espetáculo de dança do À Margem Coletivo de Dança, criado a partir dos depoimentos de algumas dentre milhares de mulheres que sofrem agressões domésticas, e do dado alarmante do crescimento destes casos de durante o período da pandemia do Covid-19. No espetáculo a figura a casa é usada para intensificar o quanto esse ser feminino se sente humilhada, invadida e desestruturada nesta situação que acontece justo onde deveria ser lugar de proteção, bem como o corpo-casa, que se vê invadido e agredido na maioria das vezes por quem deveria amá-lo e protegê-lo.

O À Margem Coletivo de Artes foi criado em 2005 pela atriz e bailarina Ellen Navarro e o artista plástico Andrey Guaianá Zignnatto, com o objetivo de desenvolver oficinas de arte em apoio a projetos e instituições que trabalham com pessoas que vivem em situação de alta vulnerabilidade social. Desde sua criação o coletivo já atuou na Síria, Líbano, Angola, Cuba e no Brasil com destaque para projetos com refugiados de guerra, famílias que vivem na região conhecida como Cracolândia em São Paulo, e centros de detenção do sistema prisional paulista. A partir destas experiências, o coletivo começou um processo de desenvolvimento de ações artísticas, resultando em performances, vídeo arte e espetáculos de dança contemporânea.

Já o IOA Cia. de Dança leva ao palco a coreografia “Percurso”

Já “Percurso” é um trabalho coreográfico traçado pelos movimentos no corpo de cada bailarino a partir dos ritmos musicais da trilha composta por batidas africanas, que enraízam o estilo e cria laços e encontros no decorrer do caminho. O projeto idealizado pela coreógrafa Luana Espíndola propõe a realização de um espetáculo de Jazz, com a mais tradicional Cia. de Dança de Jundiaí, o IOA, que tem 66 anos de fundação, uma das mais antigas do Brasil, sendo este espetáculo de alto teor histórico e cultural, enaltecendo a cultura negra e popular, já que traz à tona as referências do Jazz Dance, que nasceu na África.

O trabalho, segundo a coreógrafa, enquadra-se na modalidade Jazz, porém, traz um olhar na contemporaneidade dos corpos e comportamentos atuais, o que causa identificação, mesmo no público leigo, por ser uma dança contagiante, que não requer tanto embasamento filosófico ou conceito para se fazer entender. Na verdade, é muito mais sobre sentir, sobre a valorização do processo, dos instrumentos de percussão, da cultura, sobretudo popular e negra, através da dança, não somente pela sua beleza estética, mas no movimento físico, solto e envolvente embasado na técnica do Jazz Dance.

Origem
O Dia da Dança foi criado em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança (CID) da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O 29 de abril foi escolhido como data, pois marca o nascimento de Jean-Georges Noverre (1727-1810), um mestre do balé francês.

Noverre foi bailarino e professor de balé, e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre a dança mais importantes da história, “Lettres sur La Danse” ou “As Cartas Sobre a Dança”, em português. Apenas por coincidência, a data está associada a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina cofundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Bailarinas com vestidos longos em performance em palco iluminado
Com mais de 600 bailarinos inscritos, Enredança voltou a ser realizado presencialmente após dois anos e contou com apresentações, flashmobs, workshops e exposição

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/26/dia-internacional-da-danca-sera-comemorado-em-jundiai-com-espetaculos-gratuitos-no-palco-do-polytheama/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original