Hipertensão: cuidado individual e coletivo na rede pública de Jundiaí

Publicada em 26/04/2022 às 12:55

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), da Prefeitura de Jundiaí, por meio das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Novas UBSs e Clínica da Família, oferece todo o cuidado aos pacientes hipertensos, desde a identificação da patologia, o acompanhamento, a oferta de cuidados e as medicações para os casos indicados. No Dia de Combate à Hipertensão, o lembrete é para que todos se mantenham atentos à doenças, que é silenciosa.

“A qualquer tempo, a pessoa pode buscar pela Unidade Básica de Saúde mais próxima e passar pelo acolhimento com a equipe, que encaminhará sobre como será feito o monitoramento. Na identificação da alteração, todo o tratamento e acompanhamento necessários são direcionados”, comenta o gestor da UGPS, Tiago Texera.

Além das práticas individualizadas, também são realizadas atividades coletivas, como grupos de orientação alimentar específicas para este público e grupos de orientação farmacêutica e de práticas físicas. A UGPS, em parceria com a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), ainda oferta o programa Saúde em Movimento, em UBSs, que visa avaliação, orientação, acompanhamento e monitoramento de pacientes com Doenças Crônicas não transmissíveis.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Foto de movimento de aferição de pressão arterial feito por técnico de saúde em braço de paciente, sentado em cadeira.  Imagem fechadas, apenas indicando as ações das mãos realizando o processo de aferição
Hipertensão é doença com múltiplas causas e que precisa ser avaliada individualmente

Prevenir e tratar a hipertensão arterial envolve, fundamentalmente, ensinamentos para introdução a  mudanças de hábitos de vida, tais como: alimentação saudável, tratamento medicamentoso adequado, prática de atividade física regulares, monitoramento e acompanhamento do paciente hipertenso junto a equipe multiprofissional, eliminação dos fatores de riscos evitáveis, vínculo e  orientações quanto a doença e seus variados estágios.

A hipertensão arterial é uma doença multifatorial, que envolve orientações voltadas para vários alvos de controle e prevenção da doença,  seu tratamento requer  apoio de todos os profissionais de saúde dos diversos níveis de atenção à saúde.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ

 


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/26/hipertensao-cuidado-individual-e-coletivo-na-rede-publica-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original