Nova UBS Agapeama arrecada tampinhas plásticas e ajuda o Instituto Braille

Publicada em 26/04/2022 às 18:06

A parceria da Nova UBS Agapeama tem rendido bons frutos ao Instituto Jundiaiense Luiz Braille, instituição que realiza consultas oftalmológicas, via SUS, e é referência em reabilitação de pessoas com deficiência visual. A ação consiste na arrecadação de tampinhas de plástico – de qualquer tipo -, que são separadas por cor e entregues ao programa Tampinha Legal, para serem revertidas em recursos a entidade.

“Quem realiza esse projeto, que começou em 2016, é o Instituto Sustenplast, com o apoio do Movimento Plástico Transforma. O principal objetivo é retirar esses resíduos do meio ambiente e dar a ele uma destinação correta”, comenta.

O Braille faz parte do projeto desde 2019 e, em 2021, arrecadou R$ 14,5 mil com a venda das tampinhas entregues pela população. A parceria tem o intuito não só da arrecadação, mas de incentivar a reciclagem do plástico para a fabricação de outros produtos.

“Qualquer tipo de tampinha plástica pode ser recolhida e 100% do valor da venda fica para as entidades assistidas. O material das tampinhas é um pouco diferente do utilizado nas garrafas: é um plástico mais rígido e com mais cor, o que faz com que ele possa ser vendido por um valor maior e transformado em muitas outras coisas”, completa.  

Cássia e Márcia exibem tampinhas que já foram arrecadadas na UBS Agapeama

É através do Tampinha Legal que as entidades assistenciais do terceiro setor buscam sustentabilidade econômica para viabilizar e dar continuidade a seus trabalhos. Além de promover a sustentabilidade social e ambiental, o Tampinha Legal também oportuniza atender aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e ESG.

De acordo com Cássia Carneiro, gerente da UBS Agapeama, o objetivo agora é ampliar as ações para outros locais. “Queremos estimular a rede e fazer com que mais UBSs participem da arrecadação. Precisamos mostrar para as pessoas que a ação é importante e que tem dado muito certo”, conta.

“Com mais pontos de coleta, o incentivo para que cada vez mais pessoas façam as doações é maior e conseguiremos ajudar ainda mais o Braille e outras instituições”, completa a gerente.

O programa foi criado com a proposta de conscientizar comunidades, órgãos públicos, empresas e a sociedade em geral quanto à importância da economia circular, da logística reversa e da reciclagem com o descarte adequado e responsável pós-uso dos materiais plásticos.

Quem quiser ajudar, basta entregar, na sede do Braille (localizado na avenida Dr. Sebastião Mendes Silva, 539, no bairro Anhangabaú), as tampinhas. Para mais informações, os telefones do Braille são (11) 4523-6510 e 4521-6933. 

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/26/nova-ubs-agapeama-arrecada-tampinhas-plasticas-e-ajuda-o-instituto-braille/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original