‘PEAMA nas Escolas’ leva apresentação à EMEB Ivo de Bona

Publicada em 26/04/2022 às 18:12

Atletas jundiaienses do Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), ligado à Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) estiveram na EMEB Ivo de Bona, localizada no bairro Novo Horizonte, na manhã desta terça-feira (26) para a realização de apresentações de dança e karatê a alunos do 5º ano.

A dança ficou por conta dos alunos Jesiel Mingotti, Camila Rosolem e Ariel dos Santos.

Lindomar Lopes Vieira, de 54 anos, possui deficiência visual e estava no grupo de atletas do karate. “Faço parte do PEAMA desde o início e sempre pratiquei atletismo. Tive que ficar um tempo parado por conta de uma contusão no joelho, mas agora voltei a realizar diversas atividades como capoeira e natação, além do karate”, relata.

Segundo ele, o segredo é nunca desistir. “Para ser bom em algo e manter a forma física devemos treinar e praticar muito. A paciência dos treinadores com todos é muito importante para nós, assim como as amizades que fazemos ao longo dos anos”, conta.

A apresentação aconteceu na quadra poliesportiva da escola, que estava com a arquibancada cheia: se fizeram presentes alunos das sete salas do 5º ano, além da supervisora do PEAMA, Denise Silva Neves, e da professora de Educação Física Karina de Campos, que realizou o convite para o evento.

“Fui estagiária do PEAMA na época da faculdade e, nas minhas aulas, sempre procuro trabalhar a inclusão, o respeito e demais valores com os alunos”, comenta a professora Karina. “Quando tocamos neste assunto, sempre nos deparamos com algum aluno que possui alguém especial no seu ciclo familiar, e isso ajuda muito na compreensão das crianças”, completa.

Com 26 anos de existência, o PEAMA conta com 16 modalidades esportivas como o tênis de campo, atletismo, futsal, natação, Escola da Bola que alterna basquete, futebol e vôlei, ciclismo, bocha, capoeira, dança, goalbol, caratê, caminhada, corrida de rua, atividades náuticas, musculação e ginástica rítmica.

“A apresentação realmente impacta na vida das crianças. Elas precisam saber que pessoas diferentes existem e que isso é normal. Trabalhamos a inclusão desde cedo e todas as possibilidades que as atividades adaptadas proporcionam”, comenta a supervisora Denise.

Além do programa PEAMA nas Escolas, existe ainda o Escolas no PEAMA, que leva alunos da rede municipal para conhecer um pouco das aulas e dos treinamentos realizados pelos atletas.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/26/peama-nas-escolas-leva-apresentacao-a-emeb-ivo-de-bona/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original