Saúde de Jundiaí recebe segundo Prêmio InovaCidade; Teleinterconsulta é o destaque de 2022

Publicada em 27/04/2022 às 08:57

Mais uma vez, a Saúde de Jundiaí é premiada com projeto inovador de teleinterconsulta apresentado para o Prêmio InovaCidade, edição 2022, realizado pelo Instituto Smart City Business América. Com o título “Teleinterconsulta como estratégia para ampliar acesso às especialidades médicas e qualificar a Atenção Primária de Jundiaí”, o projeto está em uso na rede de Saúde de Jundiaí desde o segundo semestre de 2021 resultou na redução de até 50% na fila de espera de algumas especialidades já implantadas no modelo. O prêmio, de abrangência nacional, contou com 96 inscritos e 24 selecionados.

Esse é o segundo prêmio promovido pelo instituto em que a cidade tem projeto de Saúde contemplado. O anterior, em 2019, foi a Clínica da Família, com a redução no tempo de espera para o atendimento em até 70%.

“A Saúde de Jundiaí avança na qualidade e na oferta de serviços para a população. Jundiaí segue o caminho de ser uma cidade inteligente e a Saúde também é contemplada com a implantação de tecnologia para facilitar o acesso da população. Com a teleinterconsulta não há necessidade de deslocamentos do território para ser atendido por especialista, sendo o atendimento realizado numa parceria entre o médico da UBS do paciente e o especialista, de maneira remota”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM:  mulher morena, com blusa verde clara e bordados, usa máscara branca, sentada em frente a mesa de consultório com médico usando jaleco e máscara brancos, olham para tela de computador, em uma consulta com médica remotamente. Sistema teleinterconsulta foi premiado nacionalmente
Atendimento em Teleinterconsulta realizado em Jundiaí recebe prêmio como inovador, em seleção nacional

O projeto foi implantado com as especialidades de neurologia e cardiologia como forma de alcançar maior resolutividade na Atenção Primária de Saúde, e reduzir as filas de espera geradas pela pandemia. Atualmente, além dessas, Psiquiatria, Urologia e Nefrologia também atendem no sistema. “A teleinconsulta chega para ofertar cuidados aos usuários que se encontravam em filas de espera para especialidades médicas, bem como dar acesso, em tempo oportuno, a exames e tratamentos adequados, mitigando a possibilidade de agravos. Foi possível identificar a redução de até 57% na fila de espera de atendimento para neurologia e de cardiologia em 27%, na comparação realizada no primeiro semestre de uso”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.

Essa modalidade de atendimento agiliza acesso a exames complementares, incluindo os de alta complexidade, que o usuário só teria acesso quando estivesse na atenção especializada, o que geraria um tempo de espera maior e burocratização no processo. A agilidade do modelo de teleinterconsulta conta com o apoio do telediagnóstico de eletrocardiograma. Desta forma, todas as UBSs e Clínica da Família oferecem o exame com análise (laudo) em menos de 30 minutos para os usuários, sem a necessidade de deslocamento do bairro.

“Os investimentos realizados pela gestão para colocar Jundiaí no caminho da inovação e da entrega de serviços de excelência para a população já rendem frutos e reconhecimento nacional. Esta é a segunda vez que as ações focadas no uso da tecnologia e humanização do atendimento em Saúde recebem o Prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business América. A cidade está no caminho certo”, resume o gestor da Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/27/saude-de-jundiai-recebe-segundo-premio-inovacidade-teleinconsulta-e-o-destaque-de-2022/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original