‘Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho’ é lembrado em evento do CEREST

Publicada em 28/04/2022 às 08:29

Para lembrar o emblemático Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho (28 de abril), o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Jundiaí (Cerest) realizou na quarta-feira (27), no auditório do CIESP, o evento ‘Mais Saúde, Menos Riscos, Zero Acidentes’, com palestra do professor doutor Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela.

O gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, Tiago Texera, abriu o evento e lembrou o papel fundamental do CEREST para Jundiaí e toda a região. “É dia de chamar a atenção para a prevenção e destacar o papel fundamental que o Cerest tem para 10 municípios com relação à segurança e na prevenção de riscos de acidentes.”

A diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, dra Fauzia Abou Abbas Raíza frisou que trata-se de uma data especial. “É o momento de fazermos uma reflexão sobre os riscos que os ambientes de trabalho têm no dia a dia. Medidas de prevenção e diálogo ajudam a salvar vidas e prevenir acidentes. Em fração de segundos ocorrências graves podem ocorrer.”

De acordo com dados apresentados pela enfermeira e autoridade sanitária do Cerest, Flávia Pagliarde Cerezer, Jundiaí registrou 4921 acidentes de trabalho em 2021. No total, foram 21 acidentes fatais, além de 35 doenças e agravos relacionados ao trabalho. O Cerest realizou ao longo do ano a investigação de mais de 800 acidentes, notificou 286 empresas, fez mais de 4 mil orientações técnicas em saúde do trabalhador, além de 77 treinamentos.

O professor doutor Rodolfo Andrade de Gouveia Vilela destacou que a palavra de ordem relacionada ao tema é a prevenção. “É uma atividade desafiadora, que depende de muitos atores. O trabalho é complexo e depende da adesão das empresas, gestores e colaboradores.”

Mais – Segundo o gerente do Cerest, Severino Soares da Costa, a data foi instituída em 1969, após um acidente nos Estados Unidos, com a explosão de uma mina que matou 78 trabalhadores. A iniciativa alcançou os movimentos sociais e de trabalhadores de outros países.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT), a partir de 2003, incluiu a data no calendário. No Brasil, a data é marcada no calendário desde 2005. “Segundo a Organização Mundial de Saúde, ocorrem 270 milhões de acidentes de trabalho e 160 milhões de doenças relacionadas ao trabalho anualmente”, disse ele, completando que o impacto no PIB mundial chega a 4%, desde atendimentos médicos, reabilitação, previdência e pensões. “A redução desses índices depende da prevenção.”

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/28/dia-mundial-em-memoria-das-vitimas-de-acidentes-de-trabalho-e-lembrado-em-evento-do-cerest/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original