Estudantes conversam com prefeito sobre tecnologia
Publicada em 28/04/2022 às 16:15Um grupo formado por oito estudantes da Escola Estadual Paulo Mendes Silva, da Vila Progresso, se reuniu, nesta quinta-feira (28), com o prefeito Luiz Fernando Machado. Eles desenvolvem projetos de robótica na instituição de ensino e, na oportunidade, conheceram as ações já desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí na área de educação e tecnologia.
O primeiro encontro do grupo com o prefeito foi durante a inauguração do CIEBP (Centro de Inovação de Educação Básica Paulista), no Mundo das Crianças, quando foram convidados pelo chefe do executivo para a conversa.
“O empenho e trabalho já iniciado por vocês (estudantes) têm um impacto muito positivo na cidade. As empresas de tecnologia, quando se interessam por um município, avaliam a mão de obra qualificada disponível. O grande ativo de uma cidade são as pessoas. Um município mais atraente para as indústrias é aquele que investe nas escolas e atua para aprimorar o conhecimento de tecnologias. Cabe ao governo induzir e incentivar o conhecimento, crescimento e instalação de empresas no município”, declarou Luiz Fernando.
Os estudantes, que na quarta-feira (27) visitaram a estrutura do Fab Lab Jundiaí, desenvolveram um modelo de carro que segue em linha reta e agora se preparam para montar um novo robô, aproveitaram para conversar com o chefe do executivo e fazer questionamentos referente aos incentivos educacionais.
Aos 17 anos, Gabriel Etprecht de Araújo é um dos integrantes do grupo de robótica e comentou sobre a cidade. “Já morei em outras cidades e percebo que Jundiaí tem pessoas interessadas e por isso queria entender o que o governo faz para auxiliar no desenvolvimento. Gostei bastante desse encontro, o prefeito nos recebeu muito bem e se colocou à disposição frente ao nosso projeto”, comentou o aluno.
A gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Professora Vastí Ferrari Marques, explicou sobre as tecnologias educacionais utilizadas na rede municipal de ensino. “As crianças aprendem inglês e robótica desde os quatro anos e a cada idade as tecnologias educacionais estão presentes, sempre adaptadas para a faixa etária. Este grupo de alunos que estamos conversando já se diferencia pelo interesse pela tecnologia, uma habilidade necessária não para o futuro, mas já para o presente. Estamos felizes com essa transversalidade do conhecimento e da relação cada vez mais próxima da rede municipal com a estadual”, afirmou.
Os estudantes foram acompanhados pela professora de Física Silvana Belotti e de filosofia Maria Aparecida Vitorino, que atuam no projeto desenvolvido pelos alunos. O encontro foi acompanhado pelo gestor adjunto de Educação, Mário Eugênio Simões Onofre, pelo vereador Faouaz Taha e pelo assessor da Aglomeração Urbana de Jundiaí, Carmelo Paoletti Neto.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
03/01/2025
Governo inicia visitas às Unidades de Gestão para diálogo com os servidores
-
31/12/2024
Jundiaí tem mais de 60 crianças estrangeiras na rede municipal de ensino
-
28/12/2024
Em oito anos, Educação de Jundiaí recebe R$ 45 milhões em investimentos
-
25/12/2024
Investimentos em tecnologia potencializam serviços e agilizam a vida do cidadão
Baixe as fotos desta notícia na resolução original