Gestores municipais estão em Bogotá conhecendo estrutura e soluções para transporte coletivo

Publicada em 28/04/2022 às 17:01

Gestores da Prefeitura de Jundiaí estão em Bogotá, na Colômbia, conhecendo o TransMilenio, sistema de transporte público que utiliza veículo leve sobre pneus e faixas segregadas para agilizar o deslocamento dos passageiros. Atualmente, Bogotá possui 1500 ônibus elétricos em circulação, cerca de 10% da frota total.

“Buscamos conhecer os melhores exemplos e cases de sucesso nas áreas de transporte coletivo e mobilidade urbana para que possamos implementar melhorias no sistema municipal, com soluções que envolvam tecnologia de ponta, sustentabilidade e promova a agilidade no deslocamento dos passageiros”, declara o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que está em Bogotá na companhia dos gestores de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz Jr, de Inovação e Relação com o Cidadão, Thiago Maia, e dos diretores do Departamento de Transporte Público, Leslie Litano Tealdi Nascimento, e do Departamento de Engenharia de Mobilidade, Leandro Pinheiro.

Leandro, Leslie, Aloysio, Parimoschi e Thiago Maia conhecem o sistema de transporte coletivo da TransMilenio

O gestor Aloysio explica que a troca de experiências no setor com técnicos de Bogotá teve início ao longo da organização da apresentação do Plano de Mobilidade Urbana de Jundiaí, em março.

“Nosso Plano de Mobilidade traz diretrizes para a implantação de obras e projetos que priorizem o transporte coletivo e a mobilidade no município para os próximos anos”, explica Aloysio. “Nosso objetivo é encontrar soluções para o estímulo à caminhabilidade, o aumento de ciclovias e ciclofaixas e a criação de rotas alternativas para veículos, incluindo novos eixos para o transporte coletivo. Traremos de Bogotá bons exemplos e experiências para aplicarmos em Jundiaí.”

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/28/gestores-municipais-estao-em-bogota-conhecendo-estrutura-e-solucoes-para-transporte-coletivo/