Ação ‘Prevenção sem fronteira’ será realizada no sábado (30) de maneira conjunta entre Jundiaí e Várzea Paulista
Publicada em 29/04/2022 às 08:00De maneira conjunta, técnicos da área da Saúde de Jundiaí e Várzea Paulista, realizarão, no próximo sábado (30), ação de orientação e bloqueio e orientação contra a dengue e demais arboviroses para a ação ‘Prevenção sem fronteira’, no limite dos municípios, com o intuito de combater os focos da dengue.
As duas equipes contarão com cerca de 60 agentes que circularão nos bairros Vila Cristo e Santa Terezinha, além de Ivoturucaia e Vila Real, realizando vistorias e orientações casa a casa, com o objetivo de auxiliar os moradores a identificar possíveis criadouros e orientar a eliminar e combater os mosquitos Aedes aegypti.
As regiões a ser trabalhadas, além de conectadas, são populosas e com intensa movimentação entre os moradores. “Jundiaí trabalha o tema arboviroses ao longo de todo o ano, porém, nos períodos de maior transmissão as ações são intensificadas e, desta vez, feita em parceria com a cidade vizinha. Os mosquitos não conhecem fronteiras. Os limites de Várzea Paulista e Jundiaí se misturam e o cuidado deve ser conjunto entre a população”, comenta a biomédica da Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), Ana Lúcia de Castro.
Toda a população está convidada a participar. Os agentes contam com a colaboração dos moradores para que juntos, possam acabar com os transmissores. Também terá mutirão no bairro do Ivoturucaia, em Jundiaí e Vila Real, em Várzea Paulista.
“As medidas para a prevenção e eliminação dos mosquitos transmissores da dengue são simples e conhecidas por todos: eliminar os recipientes que podem acumular água, lavar os bebedouro dos animais, eliminar os pratos dos vasos de plantas. Cerca de 80% dos criadouros são identificados nas residências, nos quintais. Fazer a vistoria de maneira periódica elimina os criadouros e dificulta a vida dos mosquitos”, comenta o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Tiago Texera.
Assessoria de Imprensa
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal