Defesa Civil divulga balanço das chuvas com recorde em janeiro

Publicada em 29/04/2022 às 17:30

Com o fim do período de chuvas, a Defesa Civil de Jundiaí divulgou o ofício do balanço que contém todas as ações realizadas de dezembro de 2021 a março de 2022, incluindo a quantidade de milímetros que choveu em cada mês.

O principal destaque ficou por conta do mês de janeiro deste ano, que recorde de precipitação em um único intervalo de 24 horas. Entre as 9h do dia 29 e as 9h do dia 30, foram registrados 215,6 milímetros de chuva: o maior índice registrado pelo município de Jundiaí em toda a sua história. Na totalidade do mês, 608 milímetros foram anotados pelos medidos pluviométricos.

Apesar da grande precipitação neste curto intervalo, nenhum óbito por complicações causadas pela chuva foi registrado neste período.

Defesa Civil realiza vistorias e orienta moradores em relação às chuvas

Foram 342 milímetros em dezembro de 2021, 608 milímetros em janeiro de 2022, 173 milímetros em fevereiro e 402 milímetros em março. Já no acumulado de todo o ano de 2021, foram computados 1957 milímetros de janeiro a dezembro.

Em relação às ocorrências, a Defesa Civil realizou 207 ações nestes quatro meses. O coronel João Osório Gimenez Germano, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, destaca que os atendimentos passaram por mudanças a partir de 2017, com a chegada do prefeito Luiz Fernando Machado e a implantação da Operação Chuvas de Verão.

“Com o Plano e os Procedimentos Operacionais elaborados, passamos a um melhor monitoramento e gerenciamento das informações, e tais ações, mostraram que desde 2017 houve uma queda significativa no número de atendimentos, fruto de um melhor planejamento das ações devido a um procedimento operacional padrão que foi criado e facilitou os registros” relata.

Coronel Gimenez conversa com moradores de áreas de risco em Jundiaí

Dos 120 dias analisados, 100 ficaram apenas na fase de observação (com menos de 80mm de chuva por dia), 3 passaram para a fase de atenção (quando vistorias de campo são realizadas), 4 dias tiveram estado de alerta decretado (quando há remoções preventivas das famílias após as vistorias), e outros 3 foram de alerta máximo (quando existe a necessidade de remover toda a população de uma determinada área de risco).

O relatório completo está disponível no site da Defesa Civil, disponível neste link

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/29/defesa-civil-divulga-balanco-das-chuvas-com-recorde-em-janeiro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original