Literatura aliada ao ilusionismo marca a abertura do Projeto de Leitura da EMEB Armanda Santini
Publicada em 29/04/2022 às 15:28A manhã dos estudantes da EMEB Professora Armanda Santini Polenti foi lúdica, alegre, divertida e com aprendizagem significativa na abertura do Projeto Institucional de Leitura da escola, que reuniu literatura e ilusionismo, no espetáculo do contador de histórias e ilusionista William Seven “A menina, a gaiola e a bicicleta”, inspirado no conto de Rubem Alves.
O Projeto de Leitura proporciona experiências diferentes. Cada um dos anos do Ensino Fundamental I trabalha com um autor, com uma leitura em destaque. Os estudantes são estimulados a fazer a leitura dos livros em diferentes ambientes, como nos jardins e áreas verdes da escola.
A coordenadora da EMEB, Camila Fernandes de Freitas Rosalem, conta sobre o projeto. “Depois da pandemia, percebemos a necessidade de repaginar o projeto e que era preciso oferecer novas oportunidades de leitura para as crianças. Com a chegada das tecnologias educacionais, iniciamos também uma biblioteca inovadora, uma nova forma de trabalhar a leitura literária utilizando os espaços, livros, computadores, telas interativas, uma forma bem diferente de incentivar cada vez mais o acesso aos livros e a novas histórias”, explicou.
Os estudantes do 5º ano formam um clube de leitura para discutirem um único texto. Manuela Perandini Izzo, 10 anos, moradora do Jundiaí Mirim, contou sobre as atividades de leitura. “Já lemos sobre bullying e agora a história que estamos acompanhando é do Hobin Hood. Mas as minhas atividades preferidas de leitura são as que envolvem matemática e fração”, declarou a garota.
A aluna Laís Tereza de Oliveira Souza, 10 anos, moradora do Jundiaí Mirim, comenta sobre o projeto. “Gostei de muitas atividades e também da produção de texto, porque eu adoro escrever. Gosto de ler enigmas, mas ainda estou descobrindo qual meu gênero literário preferido”, contou a estudante.
A gestora da Unidade de Educação, Professora Vastí Ferrari Marques participou da abertura do projeto. “A leitura, a literatura são fundamentos para a criança estar bem alfabetizada, para ser uma produtora de cultura e envolta nos conhecimento do mundo contemporâneo. Um adulto que foi bem trabalhado na infância com a literatura, tem uma oralidade melhor, um vocabulário enriquecido e consegue se expressar muito bem. Estamos fazendo com que as crianças já cresçam com essas habilidades tão importantes para a vida. O projeto está dentro da proposta da Escola Inovadora que é proporcionar aprendizagem significativa para as crianças”, lembra a gestora.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
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