Prefeitura apresenta serviços da rede socioassistencial a comerciantes da Ponte São João

Publicada em 29/04/2022 às 08:23

A Prefeitura, por meio das Unidades de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e de Segurança Municipal (UGSM), realizou uma ação de orientação com comerciantes da Ponte São João, apresentando os serviços e equipamentos que compõem a Rede Pop Rua, rede socioassistencial voltada à população em situação de rua no Município.

CONHEÇA A REDE POP RUA

A ação conjunta, realizada na tarde dessa quarta-feira (27) nos pontos de comércio e vias e praças onde há concentração dessa população, tem como intuito orientar os munícipes sobre a importância de inclusão dessas pessoas no serviço, que atua no atendimento de demandas, encaminhamento técnico, retomada do protagonismo de vida e saída das ruas.

Pessoas com uniforme e guarda municipal em frente a uma garagem de mecânico, segurando prancheta e caneta e conversando com alguém
Equipes do SEAS e da GMJ percorreram diversos comércios para apresentar a Rede Pop Rua aos responsáveis

Dessa forma, os agentes, tanto de orientadores sociais do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) quanto dos programas Canil e Bairro Seguro da Guarda Municipal de Jundiaí (GMJ), puderam apresentar também a campanha “Menos Esmola, Mais Dignidade”, que trata de como a oferta de dinheiro de esmola repele os usuários dos serviços e como isso dificulta o trabalho técnico da rede socioassistencial.

A iniciativa inclui também o Plano de Segurança Municipal, cujo objetivo é aumentar a presença do Poder Público no bairro e de levar serviços públicos que contribuam para reduzir a criminalidade.

“A proposta de mais esta ação intersetorial da UGADS com a GMJ foi a dialogar com os comerciantes e apresentar todo o trabalho que já vem sendo desenvolvido pela Prefeitura para este segmento da população e indicar o SEAS como serviço a ser acionado toda vez que se depararem com alguém em situação de rua. Este é o intuito da campanha ‘Menos Esmola, Mais Dignidade’: conscientizar a população de que Jundiaí possui uma rede completa e estruturada para atendimento da população em situação de rua e de que a esmola afasta o usuário desta rede que faz um trabalho técnico para que ele possa sair da rua”, comentou a assessora da UGADS Renata Mangieri.

CONHEÇA A CAMPANHA ‘MENOS ESMOLA MAIS DIGNIDADE’

De acordo com o inspetor chefe da Divisão Operacional da GMJ, Paulo Henrique Munhoz, “ações intersetoriais como esta na Ponte São João são realizadas com frequência e contam com a participação da GMJ para conferir comerciantes e munícipes uma maior sensação de apoio e segurança”, ressaltou.

Pessoas com uniforme e guarda municipal abordam pessoa deitada sobre a calçada em rua de residências com carros estacionados e árvores
Equipes também realizaram abordagens intersetoriais de rotina pelas ruas do bairro

Orientações
Sempre que alguém identificar pessoa em situação de rua pode acionar o SEAS pelo telefone (11) 98531-0146, que este ano passou a contar com atendimento 24h e com incremento de equipes. Outra indicação para a pessoa em situação de rua é que procure o Centro Pop, que fica na rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, e onde são oferecidos serviços como alimentação, higiene, espaço para lavagem de roupa e guarda de pertences, além da escuta técnica para entendimento das demandas ou encaminhamento, via recâmbio, para o Município de origem, de modo responsável, se algum familiar se responsabilizar pelo acolhimento.

Para o acolhimento em pernoite, a Prefeitura disponibiliza mais de cem vagas mensais, em diferentes nas modalidades técnicas, como Casa de Passagem, Abrigo e República, atualmente, por meio de parceria com as OSC SOS, SOS Cristão e Casa Santa Marta. A equipe técnica é formada por psicólogos, assistentes sociais, arte-educadores, terapeutas ocupacionais, cuidadores, monitores, cozinheiros e motoristas.

A rede municipal dispõe ainda de serviços que visam à empregabilidade e geração de renda para esta população. Uma delas é a Feira Pop, realizada em diversos locais, entre eles o Paço Municipal, que consiste na venda do artesanato produzido em oficinas para a geração de renda. A próxima edição no paço será nesta sexta-feira (29), ao longo do dia.

Praça com árvores e canteiro de plantas, com rua e carros estacionados ao fundo, e placas de sinalização de rua
Placas da campanha foram posicionadas em diversos pontos da cidade com o objetivo de informar a população sobre os serviços

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/29/prefeitura-apresenta-servicos-da-rede-socioassistencial-a-comerciantes-da-ponte-sao-joao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original