Prefeitura e parceiros realizam novo encontro para retomada do fórum de aprendizagem para adolescentes e jovens

Publicada em 29/04/2022 às 18:11

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), por meio da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional, realizou na manhã dessa quinta-feira (28), o segundo encontro com organizações parceiras para a retomada do Fórum de Aprendizagem profissional para a inclusão de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade.

A atividade foi realizada no auditório do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp) de Jundiaí e contou com as participações de representantes da Prefeitura, como da UGADS, da Unidade de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP) e Fundo Social de Solidariedade (Funss); de instituições qualificadoras e de ensino; da Diretoria de Ensino e dos Conselhos Tutelares municipais.

“A proposta deste encontro, na retomada do Fórum, é a de fortalecer o diálogo e avançar no nosso objetivo, que é a garantia de aprendizagem para estes adolescentes e jovens. Realizamos o primeiro encontro em fevereiro, ocasião em que apresentamos os temas para diálogo nos encontros seguintes, assim os participantes escolheram a ordem de discussão desses temas e a periodicidade dos encontros”, explicou a gestora da UGADS, Maria Brant.

Pessoas em grupos, dialogando em círculo, dentro de auditório com poltronas estofadas e carpete vermelho
Participantes iniciaram as rodadas de diálogo sobre os temas propostos para votação no primeiro encontro

Para este encontro, o tema mais votado para debate foi a definição de estratégias para sensibilizar e pactuar com os empregadores a priorização de contratações de adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade e risco social.

Para o debate, os participantes foram divididos de forma aleatória em quatro grupos. Sobre o tema, os grupos propuseram o intercâmbio das empresas com as escolas dos bairros onde estão instaladas; a inclusão dos profissionais de recursos humanos (RH) nas reuniões do Fórum; e o acompanhamento individual do público-alvo pelos profissionais de RH, tutores e professores das instituições qualificadoras.

Também propuseram o envolvimento, como atores do mecanismo, de órgãos públicos, na promoção da aproximação entre empresas e escolas; do Ministério do Trabalho; e do Sistema S. Além de proporem uma abordagem de sensibilização dos empregadores acerca do tema proposto do fórum.

Próximos encontros
Entre os outros temas propostos para diálogo nos encontros futuros foram o enfrentamento ao analfabetismo digital para inclusão em processos seletivos; as estratégias por parte dos empregadores para priorizar a contratação de pessoas em situação de vulnerabilidade e risco social; como apresentar a proposta das entidades qualificadoras; a expectativa dos selecionadores frente ao repertório dos candidatos.

O próximo encontro deverá ser realizado em junho e terá como tema de debate os impactos da aplicação da carga horária do ensino regular no cumprimento da jornada de aprendiz, segundo tema mais votado.

Interessados em mais informações ou saber como participar do Fórum podem ligar para a da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, nos números 4589-6771/6772/6789.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/04/29/prefeitura-e-parceiros-realizam-novo-encontro-para-retomada-do-forum-de-aprendizagem-para-adolescentes-e-jovens/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original