Ambiente inovador vira realidade em Jundiaí com coworking público que terá expansão

Publicada em 01/05/2022 às 08:06

Em ascensão em todo o Brasil,  o coworking tem se disseminado entre profissionais liberais, freelancers, pequenas empresas, empreendedores e startups. Com sua veia empreendedora, Jundiaí tem desde fevereiro o primeiro coworking público da cidade – ao todo o munícipio conta com 61 espaços de trabalho compartilhados.

De acordo com o Censo Coworking 2019, em todo o país são 195 municípios que possuem coworking. Dentro do Estado de São Paulo são 663 espaços compartilhados e Jundiaí é uma das poucas a cidade a investir em espaços gratuitos para a população.

Aos 17 anos, Victor Augusto Passos decidiu sair da empresa que trabalhava com carteira assinada para empreender. Para iniciar seu negócio, necessitava de um local para se reunir com os clientes e, assim, conheceu o coworking público de Jundiaí, desenvolvido pela Prefeitura de Jundiaí no Espaço Jundiaí Empreendedora no Maxi Shopping, na Vila Rio Branco.

“O coworking facilita a vida do empreendedor e agiliza todo o processo. Além de gerar redução de custos, já que não preciso pagar para ter um local para encontrar meu cliente, o ambiente é inovador, de fácil acesso e incentiva até meu criativo. Se eu não tivesse este espaço, teria que pagar para utilizar um”, explica.

Empreendedor Victor Milani utiliza o Espaço para seu negócio

Para a advogada Priscila Folgosi, o coworking é um facilitador para seu trabalho. “Utilizo o espaço para encontro com meus clientes e para trabalhar. Para quem não tem um escritório físico ajuda muito, além da segurança e do ambiente agradável que fazem a diferença”, afirma.

“Promover ambiente inovador, empreendedor e tecnológico faz parte do dia a dia de uma Cidade Inteligente e conectada. Nossa gestão entende a importância de estimular o empreendedorismo. Temos que ser indutor do empreendedorismo e não inibidor. O investimento no espaço e no primeiro coworking público faz com que fomentemos tudo isso”, afirma o prefeito Luiz Fernando Machado

EXPANSÃO

O coworking público no Espaço Jundiaí Empreendedora não será o único da cidade. A Prefeitura de Jundiaí vai descentralizar estas iniciativas pela cidade com a criação de mais três coworkings públicos – na TV TEC, sala Glória Rocha e Complexo Fepasa.

Para a advogada Priscila Folgozi, coworking facilitou seu trabalho

Segundo Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o coworking pode ser tanto utilizado por estudantes para realização de trabalho, por MEIs que precisam de um espaço para reunião, por advogados, representantes comerciais que necessitam de um espaço para atendimento de clientes e reuniões, entre outros.

“É uma forma de acelerarmos empreendimentos e auxiliarmos no crescimento de novas empresas. O coworking público ajuda os empreendedores que não tem uma sede própria e dá os equipamentos necessários para que ele alavanque seu negócio. É função nossa potencializarmos o trabalho do empreendedor e por isso vamos proporcionar mais ambientes como essa pela cidade. Quem quiser utilizar não terá custo é só chegar, conectar e trabalhar”, explica Cristiano Lopes, gestor de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.

Faça o agendamento aqui

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/01/ambiente-inovador-vira-realidade-em-jundiai-com-coworking-publico-que-tera-expansao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original