Jundiaí celebra em maio o Mês da Luta Antimanicomial com diversas atividades

Publicada em 02/05/2022 às 10:49

Durante todo o mês de maio, a Prefeitura de Jundiaí mobilizará todos os equipamentos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) para a realização de atividades alusivas ao mês da ‘Luta Antimanicomial’, quando foi reorganizado o modelo assistencial a pessoas com transtornos mentais. Em todo o país, o mês de maio é representativo para a luta antimanicomial, que celebra a nova proposta de cuidado a essas pessoas. As atividades acontecerão entre os dias 06 e 25 de maio, e contará com evento artístico e cultural, junto com a Sexta no Centro do dia 06, na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), além de caminhada no entorno, Fórum da Luta Antimanicomial, e para fechar, ocorrerá o Workshop das Oficinas de Geração de Trabalho e Renda, no CECCO, onde haverá demonstração dos processos produtivos e venda dos produtos dos empreendimentos solidários geridos pelos usuários dos serviços de saúde mental.

Centrada na ideia de que a preservação dos vínculos familiares e comunitários é a forma mais efetiva e humana de tratamento, a Reforma Psiquiátrica Brasileira e o modelo de atenção psicossocial, têm reconhecimento mundial, inclusive da Organização Mundial da Saúde. Nos últimos vinte anos, foi possível observar o fechamento progressivo dos leitos em hospitais psiquiátricos, conhecidos como manicômios, e a expansão dos CAPS habilitados no território nacional, passando de 342 para 2742 entre 2002 e 2022.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Entrada do CAPS
Jundiaí conta com Rede de Atendimento Psicossocial (RAPS) para oferta de atendimento integral

Atualmente, Jundiaí conta com quatro CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) sendo dois para adultos, um para crianças e adolescentes e um para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas. Todas eles contam com uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, médicos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais entre outros. A cidade também conta com mais de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apoiadas por equipes NASFs (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). A RAPS do município conta ainda com Serviços de Residências Terapêuticas, Unidades de Acolhimento, Centro de Convivência e Consultório na Rua. “A Rede de Atenção Psicossocial de Jundiaí conta com diversos equipamentos, os quais conseguem se articular, de modo a ofertar cuidado dos casos mais simples aos mais complexos, de maneira integral”, concluiu a psicóloga e apoiadora de saúde mental, Adriana Carvalho Pinto.

No último ano, com o agravamento da pandemia de COVID 19, a RAPS registrou cerca de 81.263 atendimentos de casos complexos junto aos CAPS e 10.122 atendimentos de transtornos mentais de complexidade leve a moderada, junto à Atenção Primária à Saúde. Já no primeiro trimestre de 2022, foram realizados 10.271 atendimentos nos CAPS. 

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: Mulher vestida com avental, camiseta branca e touca para cozinhar, coloca forma de inox com biscoitos de goiabada para assar em forno. Atividade faz parte de curso de geração de renda e capacitação oferecido para os assistidos pelo CAPS.
Jundiaí conta com oficinas de geração de renda para as pessoas assistidas pelos serviços

Programação

06 de maio de 2022 – 13h30 às 16h – Evento artístico, cultural e Marcha da Luta Antimanicomial, junto com a Sexta no Centro, na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto)

12 de maio de 2022 – 8h às 17h – Fórum da Luta Antimanicomial

25 de maio de 2022 – 13h às 16h – Workshop dos Empreendimentos de Geração de Trabalho e Renda (CECCO)

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/02/jundiai-celebra-em-maio-o-mes-da-luta-antimanicomial-com-diversas-atividades/