Complexo Fepasa recebe apresentação da peça “Amar, Verbo Intransitivo”, inspirada na obra de Mário de Andrade

Publicada em 03/05/2022 às 16:24

A Sala Jundiaí do Complexo Fepasa recebe neste sábado (07), às 19h, a apresentação da peça teatral “Amar, Verbo Intransitivo”, adaptação premiada do romance de 1927 do escritor modernista Mário de Andrade. O espetáculo chega ao Município por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC), da secretaria estadual de Cultura e Economia Criativa, e para apresentação gratuita serão disponibilizados 170 ingressos gratuitos, por ordem de chegada ao local.

Com direção de Dagoberto Feliz, a peça traz em seu elenco Luciana Carnieli (que também é a responsável pela dramaturgia) no papel da governanta Fräulein Elza, e Pedro Daher no papel de Carlos. O espetáculo tem duração de 75 minutos e classificação indicativa de 12 anos.

A trama narra a história de Elza, contratada por uma família tradicional paulista nos anos de 1920 para fazer a iniciação amorosa e sexual de Carlos, o primogênito herdeiro. A partir desse encontro, os personagens vivem uma relação amorosa, revelando críticas sociais e comportamentais.

Casal com roupas de época da década de 1920, sentados em cadeiras de madeira com almofadas amarelas. O rapaz escreve com caneta em livro apoiado sobre mesa de madeira, com o rosto voltado para a mulher, que usa óculos e tem olhar voltado para local indefinido
Elenco da peça é composto por Luciana Carnieli e Pedro Daher, nos papéis de Fräulein Elza e Carlos (Crédito foto: João Caldas)

Leitor da alma feminina, Mário de Andrade constrói uma protagonista que se destaca por sua multiplicidade. A governanta, professora de línguas, de piano e de amor deixa a terra onde nasceu, a Alemanha, e torna-se sujeito de seu próprio destino em território brasileiro. Uma prostituta alemã inserida na sociedade aristocrática de disfarces. A protagonista, apesar de estar colocada no contexto histórico do início do século 20, é ideal para discutir o constante papel de subordinação da mulher na sociedade burguesa e patriarcal.

O espetáculo estreou em maio de 2019 na Oficina Cultural Oswald de Andrade e reestreou em 2019 e 2020 no Teatro Eva Herz, na Livraria Cultura do Conjunto Nacional, com temporadas prorrogadas. Também participou do Festival Mário de Andrade com apresentações na Biblioteca Municipal Mário de Andrade, e realizou apresentações no Sesc Campinas. Por seu trabalho como Fräulein Elza, neste espetáculo, Luciana Carnieli foi indicada como Melhor Atriz nos prêmios da Associação Paulista de Críticos Teatrais (APCA) e Aplauso Brasil.

O Complexo Fepasa fica na avenida União dos Ferroviários, 1760. Mais informações pelo telefone 4589-6800.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/03/complexo-fepasa-recebe-apresentacao-da-peca-amar-verbo-intransitivo-inspirada-na-obra-de-mario-de-andrade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original