Jundiaí faz blitz contra o descarte irregular de resíduos

Publicada em 03/05/2022 às 16:52

A prática de descarte irregular de resíduos, seja de construção ou de ‘trecos’, é combatida em toda a cidade pelas equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP). Para fechar o cerco contra aqueles que insistem em agredir o meio ambiente, o Departamento de Limpeza Pública (Limpub) desencadeia blitz para flagrar as ocorrências, autuar os infratores e, com isso, eliminar os pontos de descarte irregular na cidade.

Em uma semana, de acordo com dados da Limpub, nove flagrantes foram registrados pela equipe na desde janeiro até o final do mês de abril. “O trabalho é permanente. Os fiscais circulam pelos locais em que há registros de reclamações de moradores sobre a ocorrência de descarte irregular. A população é essencial para esse trabalho, já que colaboram com o combate ao crime e promovem a melhoria ambiental do entorno da residência e de todo o bairro”, comenta o diretor, Márcio Moraes. As denúncias devem ser feiras pelos canais oficiais da Prefeitura: 156 e APP Jundiaí. Caso identifique um descarte sendo feito, pode ser encaminhada foto ou gravação da situação.

Descarte irregular é crime ambiental e pode resultar em multa para o infrator

Os locais com vício em descarte irregular são identificados com placas, alertando sobre a proibição de descarte irregular que, conforme preconiza a Lei Municipal 2.140/1975, é considerado crime e pode render multa de R$ 500 a R$ 11 mil para quem for flagrado praticando o ato. Em caso de reincidência, o valor pode ser dobrado.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/03/jundiai-faz-blitz-contra-o-descarte-irregular-de-residuos/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original