Zoonoses realiza vistorias contra a dengue Vila Hortolândia

Publicada em 04/05/2022 às 12:08

Agentes de Controle da Zoonoses, em parceria com agentes comunitários de Saúde de Jundiaí, estiveram nesta terça-feira (3) na Vila Hortolândia para conscientizar moradores e vistoriar casas em busca de focos do mosquito da dengue. Foram visitadas casas no período da tarde e da manhã, e nenhuma apresentou problemas de recipientes ou locais com água parada.

A moradora Lúcia Varella foi uma das que teve a casa visitada pelos agentes. “Essas ações são importantes para lembrar que não basta apenas algumas casas tomarem os devidos cuidados. Se um vizinho relaxar, por exemplo, isso pode afetar toda a rua ou o bairro. Aqui em casa, o cuidado com as plantas é diário, inclusive na prevenção para não deixar água parada em nenhum lugar”, comenta.

A agente de Controle de Zooneses Roseli Aparecida da Silva esteve presente na ação e falou sobre a importância da fiscalização. “Todos precisam estar muito atentos, principalmente nesta época do ano que é propícia ao aparecimento das arboviroses por conta da maior circulação do vírus. Apenas com a colaboração de todos conseguiremos vencer a dengue”, afirma.

Agentes de controle da Zoonoses Jundiaí vistoriam casas na Vila Hortolândia

Para evitar os riscos, a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) orienta a verificação sistemática dos espaços externos e internos da residência, para o descarte de qualquer material inservível que possa acumular água, limpeza com água, bucha e sabão dos bebedouros dos animais, além da verificação dos ralos, calhas e caixas d´água para evitar que estejam abertas ou entupidas. No caso dos ralos, o uso de telas também colabora para evitar o acesso dos escorpiões para o interior do imóvel.

Boletim

A Vigilância em Saúde Ambiental (Visam), órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), informa que, entre 1 de janeiro e 29 de abril de 2022, foram registrados 284 casos de dengue em Jundiaí, sendo 206 importados e 78 autóctones. O boletim arboviroses é atualizado semanalmente e fica disponível no Portal da Prefeitura (https://jundiai.sp.gov.br/boletimarboviroses/).

Em 2021, o ano todo, foram 408 casos, sendo 328 autóctones e 80 importados. Desses, 243 casos foram registrados entre os meses de janeiro e abril.  Já em 2020, foram 109 casos (63 autóctones e 46 importados), sendo 72 entre janeiro e abril.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/04/zoonoses-realiza-vistorias-contra-a-dengue-vila-hortolandia/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original