Dia do Uso Racional de Medicamentos tem ações de conscientização em Jundiaí

Publicada em 05/05/2022 às 07:37

No dia 5 de maio, no Brasil, é comemorado o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM) com objetivo de alertar a população sobre o cuidado diário a este assunto. Em Jundiaí, a data será marcada com a realização de atividades virtuais e presenciais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou usados inadequadamente entre a população. Neste quesito, a compra sem prescrição também engrossa a estatística, juntamente com a compra de quantidades acima do que será necessário para o tratamento determinado.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: mão de mulher entrega medicamentos para mão de homem. Foto em close no movimento
Dia Nacional de Uso Racional de Medicamentos tem objetivo de conscientizar população sobre o uso adequado de remédios

“Neste ano, além das atividades de orientação que são permanentes pelas equipes de Saúde da RAS -Rede de Atenção a Saúde, será realizado encontro virtual com professores da rede Estadual de Jundiaí e Região, sobre intoxicação de medicamentos em crianças e como os professores podem auxiliar na disseminação de informações corretas sobre o uso de medicamentos”, comenta a coordenadora de Assistência Farmacêutica da UGPS, Ana Claudia Jordão Rodrigues.

Na quarta-feira (04), no Mundo das Crianças, os participantes do Encontro de Prefeitos promovido pela Escola de Gestão Pública (EGP) conheceram e degustaram chás e sobremesas feitas com ervas e temperos utilizados em fitoterapia. As receitas fazem parte do programa Farmácia Viva, desenvolvido na rede de Atenção Básica de Jundiaí, com foco na redução do consumo medicamentoso não prescrito e como alternativas naturais para auxiliar em tratamentos.  

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Em ambiente de casa de madeira, duas farmacêuticas da Prefeitura de Jundiaí apresentam ervas e temperos com propriedades fitoterápicas utilizadas em receitas. Ambas estão em pé, atrás de mesa montada com os produtos como mouse de manjericão, água saborizada com laranja e ervas e brigadeiro de banana
Na quarta-feira, equipe da UGPS apresenta receitas elaboradas com ervas e temperos em Encontro de Prefeitos no Mundo das Crianças

Hoje, na Fábrica das Infâncias Japy, será realizada ação de conscientização para crianças entre 4 a 15 anos, a partir de um jogo de tabuleiro no chão, feito em tapete, para que aprendam de maneira lúdica sobre os cuidados com medicamentos, horários corretos para tomar, qual líquido pode ser usado para a administração de um medicamento, o descarte, armazenamento e efeitos adversos. 

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/05/dia-do-uso-racional-de-medicamentos-tem-acoes-de-conscientizacao-em-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original