Prefeitura reúne empreendedores do setor para apresentar projeto do ‘Circuito Gastronômico Jundiahy’

Publicada em 05/05/2022 às 15:36

A Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) apresentou a proprietários de restaurantes, padarias, lanchonetes e outros empreendimentos do setor de alimentos o projeto ‘Circuito Gastronômico Jundiahy’. O encontro foi realizado na tarde dessa quarta-feira (04), no auditório do oitavo andar do Paço Municipal, e reuniu os detalhes, cronograma e objetivos desta iniciativa que visa fomentar o potencial turístico desses estabelecimentos e viabilizar a integração dos segmentos em vista do fomento ao consumo de produtos locais.

“O ‘Circuito Gastronômico’ é mais uma entrega do governo, na forma de política pública que dá um olhar turístico para a gastronomia local e estimula não só que o turista venha a Jundiaí e consuma nossos produtos, como também que o jundiaiense prestigie o trabalho desenvolvido por aqui. Desta forma pensamos na sustentabilidade desta cadeia, que envolve não só o dono do restaurante, mas, por exemplo, o produtor de vinho local, os agricultores e as agroindústrias familiares que podem vender seus produtos nesses negócios”, explicou o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

A diretora do Departamento de Fomento ao Turismo da UGAAT, Marcela Moro, afirmou que a proposta do Circuito é aumentar as possibilidades e os pontos positivos já existentes no segmento. “Para além das seis Rotas Turísticas já consolidadas do Município, a proposta do Circuito é permitir que o turista circule mais por Jundiaí, fortalecendo o Município também como um destino de turismo gastronômico. O turista busca autenticidade, experiência e um diferencial quando sai de sua origem, e, desta forma, o Circuito foi pensado para costurar este mosaico dos mais de 400 restaurantes e empreendimentos de alimentação num conjunto único e atrativo, valorizando os nossos produtos e produtores locais”, comentou.

Auditório do 8º andar do Paço Municipal, com dezenas de pessoas sentadas nos bancos estofados azuis, com o gestor Eduardo Alvarez em pé, gesticulando e segurando papéis, e a diretora Marcela Moro sentada em cadeira em frente a mesa de madeira e com a mão no queixo
Encontro reuniu proprietários de restaurantes, padarias, lanchonetes e outros empreendimentos gastronômicos

Entre as exigências para participar do Circuito estão: ter no cardápio permanente um prato reconhecidamente vinculado à cultura gastronômica local, ter estrutura para atender o turista, divulgar o projeto e demais negócios participantes, entre outros. “Uma questão importante é que os integrantes utilizem insumos ou matérias-primas de produtores locais, o que é, inclusive, um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), vinculado a estimular o consumo local”, comentou Marcela.

Até o lançamento oficial do Circuito, o projeto prevê ainda etapas de mapeamento e identificação, além da criação de um plano de comunicação. A próxima ação, marcada já para o dia 24 de maio (terça-feira) é uma Rodada de Negócios para que os empreendedores possam se conhecer e conhecer melhor possíveis fornecedores de produtos locais. in natura ou fruto do processamento artesanal. O encontro acontecerá das 8h às 12h no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva).

O casal Alexandre e Gláucia de Castro é proprietário de uma hamburgueria artesanal no bairro do Caxambu e vieram ao encontro já interessados em aderir à nova proposta. “De certa forma já aplicamos na prática esta proposta do Circuito, pois temos a preocupação de comprar de parceiros locais. Nossos pães são da padaria do bairro, assim como as verduras de uma horta local. Viemos buscar entender como esta iniciativa poderá nos auxiliar e já estamos pensando em adequações em nosso estabelecimento, como por exemplo no acesso a pessoas com deficiência”, comentaram.

Mais informações sobre a iniciativa podem ser obtidas pelo telefone 4521-1678, do Departamento de Fomento ao Turismo, que atende também pelo e-mail turismo@jundiai.sp.gov.br.

Empreendimentos interessados em compor o Circuito podem se inscrever pelo link.

Foto de casal sentado em poltronas de estofado azul, ela com blusa de couro preta, cabelos loiros escuros e lisos, usando óculos e apoiando o queixo sobre a mão esquerda, e ele com cabelos curtos e barba grisalhos, com camiseta azul e braços apoiados na cadeira. À frente do casal, desfocado, há homem de máscara, óculos e blusa azul
Proprietários de uma hamburgueria artesanal, Gláucia e Alexandre estão interessados em fazer parte do Circuito

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/05/prefeitura-reune-empreendedores-do-setor-para-apresentar-projeto-do-circuito-gastronomico-jundiahy/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original