Defesa Civil inicia Operação Estiagem e divulga dados de 2021

Publicada em 09/05/2022 às 10:30

A Defesa Civil de Jundiaí inicia, neste mês de maio, a Operação Estiagem 2022, que compreende o período de 1º de maio até 30 de setembro, quando as chuvas são mais escassas e há maior risco de baixa umidade relativa e de queimadas na região. Neste mês também é divulgado o relatório referente à Operação Estiagem de 2021.

No intervalo de maio a setembro do ano passado, foram registrados 188 diferentes focos de incêndio no município de Jundiaí, em uma área de 1.415 milhão de metros quadrados, que correspondem a 172 campos de futebol. A Defesa Civil adotou uma unidade de metragem para facilitar o entendimento da área queimada, e considera que um campo de futebol corresponde a 8.250 m².

“Elaboramos uma tabela histórica de dados das áreas queimadas desde 2017, mês a mês, com os dados fornecidos pelo Corpo de Bombeiros de Jundiaí e pela Divisão Floresta da GMJ, de tal forma que isso possibilitou o registro desses dados como outras tabelas que elaboramos como a tabela pluviométrica de chuvas em nossa cidade”, explica o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto noturna de incêndio. Labaredas são combatidas por homem, com equipamento abafador
Ações realizadas de combate a incêndios na cidade constam em decreto municipal

A nova tabela contempla os dados de ocorrências e áreas queimadas na Serra do Japi e as áreas queimadas urbanas. “Na área da Serra além das ocorrências temos as áreas afetadas e na área urbana temos somente o número de ocorrências. Para facilitar a noção de área métrica afetada pelo fogo, elaboramos a unidade Campo de Futebol (CF) que usa a medida de 8.250 m2, e com certeza dará uma boa ideia da área afetada,” complementa.

Em todo o ano de 2021, 94 ocorrências de incêndio foram computadas na região da Serra do Japi, e outras 533 na área urbana de Jundiaí. Em ambos os casos, os meses com mais relatos foram julho, agosto e setembro, enquanto que os meses de outubro a março são aqueles com menos incidentes.

“O mês de abril é marcado por uma transição da época mais chuvosa para a mais seca do ano, quando mais registros de queimadas começam a aparecer. Enquanto que de fevereiro a março é o período com mais precipitação e, consequentemente, menos incêndios”, esclarece Gimenez.

Uma das formas de tentar evitar as queimadas e realizar a prevenção é através da medição da umidade relativa do ar. Acima de 30% é considerado apenas um estado de observação, com pouquíssimas chances de ocorrência. De 21% a 30% é o chamado estado de atenção, quando se realiza algumas vistorias de campo. De 12% a 20% já chegamos ao nível de alerta e, abaixo dos 12% caracteriza-se o nível de emergência.

DESCRIÇÃO DE IMAGEM: foto diurna de incêndio. Queimada é combatida por homem, com equipamento abafador, vestido com blusa amarela, calça verde e botas protetoras pretas
Defesa Civil orienta sobre legislação pertinente, com objetivo de conter os incêndios e queimadas

Nesta época mais seca também são realizadas ações preventivas com moradores de áreas onde há reincidência de queimadas, em que a Defesa Civil passa orientações sobre legislação, além de providências sobre limpeza, corte de vegetação, remoção de entulho e outros.

O gestor a Casa Civil, Dr. Gustavo Maryssael, lembra que a Defesa Civil deverá se reunir em 12 de maio na Fazenda Ermida. “Como já aconteceu no ano passado, nosso principal objetivo é elaborar e organizar os cursos e ações para esse período de seca da Operação Estiagem. Em 2021 foi publicado o decreto do prefeito Luiz Fernando Machado, que foi o marco oficial desse Plano Preventivo Municipal, para juntamente com os parceiros da Força Tarefa, elaborar e organizar os cursos e ações para esse período de seca da Operação Estiagem”.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/09/defesa-civil-inicia-operacao-estiagem-e-divulga-dados-de-2021/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original