Crianças da EMEB Marcos Gasparian se encantam com o ateliê do artista Inos Corradin

Publicada em 11/05/2022 às 10:13

Os 5° anos da EMEB Marcos Gasparian, localizada no Centro de Jundiaí, vivenciaram momentos marcantes em meio ao projeto “A Arte de Inos Corradin” ao privilegiar o desemparedamento da escola, quando foram a pé ao ateliê do artista, na última sexta-feira (06). Ação que teve início em março, desenvolvido pela professora de Arte, Cristiana Pessoa Liciardo, e também contemplado pelo programa Voa Pé.

Para dar início ao projeto, em março, a professora visitou o ateliê do artista, com a presença de Inos e seu filho, Sandro Corradin, que a presentearam com livros autografados e alguns desenhos exclusivos para uso dos materiais em sala de aula no decorrer da ação.

Na imagem há 20 crianças sentadas ao lado do artista Inos Corradin, que está sentado, de roupa cinza e máscara, no meio. Eles estão em frente ao ateliê, com paredes brancas em volta e em cima deles, um cartaz escrito "EMEB Marcos Gasparian, A Arte de Inos Corradin 2022".
A turma do 5° ano C com o artista, Inos Corradin

Durante as aulas de Arte, as crianças entraram em contato com a vida e obra do artista por meio dos materiais, livros e vídeos apresentados pela professora, os quais permearão por todo o projeto, que será trabalhado no decorrer deste ano.

Na última sexta-feira (06), entre as etapas do projeto, aconteceu a visita dos alunos, a pé, até o Ateliê Inos Corradin. As crianças ficaram encantadas ao conhecer pessoalmente o artista que estão estudando, o local de trabalho, suas obras e como o seu processo artístico acontece. Os alunos levaram alguns trabalhos já realizados, após as releituras, para compartilhar com o artista e ao final do dia, receberam um autógrafo especial. “Eu já adoro estudar sobre a arte dele, imagina agora pessoalmente. Muito legal ver as obras de perto”, contou empolgada, Stephany Michelle Santos, do 5° ano C.

Na imagem há duas crianças de uniforme da prefeitura, azul marinho e branco. As duas estão de boca aberta, olhando as obras do artista.
Stephany Michelle Santos e a amiga, Valentina Bellodi Bacchin, encantadas com as esculturas

A professora comentou sobre a importância da iniciativa para as crianças. “Nós estamos trabalhando as releituras das obras desse artista, que é conhecido mundialmente. São experiências inesquecíveis que proporcionam grandes aprendizagens, impulsionam os estudos e o amor pela arte. Estamos produzindo painéis com itens em tridimensionalidade também”, contou.

Sandro Corradin, filho do artista, recebeu as crianças, apresentou as obras e contou sobre a vida da família. “É um prazer participar desse projeto e receber as crianças aqui, eu adoro e está sendo muito bom para o meu pai também, que já tem 93 anos e ainda está ativo, pintando. Eu também sou artista e nós aprendemos com as crianças, eles produzem sem medo de errar, isso é muito bacana”, ressaltou.

Voa Pé
A proposta Voa Pé visa a utilização de espaços públicos, anexos ou próximos das EMEBs, propõe novos desafios, aprendizagens e traz inovações para o cotidiano dos estudantes em meio às propostas de desemparedamento, com atividades lúdicas, culturais ou esportivas. Desenvolvido pelo programa Escola Inovadora da Unidade de Gestão de Educação, o Voa Pé é elaborado em parceria com as unidades de Esporte e Lazer, Cultura, Planejamento e Meio Ambiente.

Na calçada, a turma do 5° ano, em turma, volta para a escola, todos com uniforme azul e branco, segurando uma mochila ou uma bolsa. Ao fundo tem árvores e um poste.
Por meio do programa Voa Pé, as crianças caminham de volta para a escola

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/11/criancas-da-emeb-marcos-gasparian-se-encantam-com-o-atelie-do-artista-inos-corradin/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original