Fórum da Luta Antimanicomial reúne técnicos no auditório do Parque da Cidade

Publicada em 12/05/2022 às 15:50

Em continuidade às ações de celebração no mês que marca a luta antimaniciomial no Brasil, Jundiaí, por meio da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas, da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), realizou mais uma edição do Fórum da Luta Antimanicomial de Jundiaí, com o título “A reforma psiquiátrica ainda não acabou! Desafios para a sustentação de práticas antimanicomiais em tempos de pandemia”. Cerca de 150 profissionais de Saúde e usuários dos serviços participaram do encontro, que durou o dia todo, no auditório do Parque da Cidade.

De acordo com a assessora técnica, Adriana Carvalho Pinto, o evento promove o debate e revive a importância das mudanças realizadas pelas práticas de atendimento público mais humanizadas. “A Rede de Atenção Psicossocial de Jundiaí conta com diversos equipamentos, os quais conseguem se articular, de modo a ofertar cuidado dos casos mais simples aos mais complexos, de maneira integral”, concluiu a psicóloga.

Evento contou com a participação do gestor Tiago Texera

Atualmente, Jundiaí conta com quatro CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) sendo dois para adultos, um para crianças e adolescentes e um para pessoas com necessidades decorrentes do uso de álcool e drogas. Todas eles contam com uma equipe multiprofissional, composta por enfermeiros, psicólogos, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos, médicos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais entre outros.
A cidade também conta com mais de 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) apoiadas por equipes NASFs (Núcleo Ampliado de Saúde da Família). A RAPS do município conta ainda com Serviços de Residências Terapêuticas, Unidades de Acolhimento, Centro de Convivência e Consultório na Rua.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/12/forum-da-luta-antimanicomial-reune-tecnicos-no-auditorio-do-parque-da-cidade/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original