Jundiaí Empreendedora promove evento para aproximar futuros técnicos do mercado de trabalho

Publicada em 12/05/2022 às 11:39

Executivos das áreas de Recursos Humanos de grandes empresas nacionais e multinacionais, instaladas em Jundiaí, apresentaram o mercado de trabalho para estudantes da Escola Técnica Estadual (ETEC) Benedito Storani. O encontro foi realizado no Espaço Jundiaí Empreendedora, organizado pela Rede Jundiaí de Cooperação – ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF), com foco na aproximação entre empresas e futuros técnicos com objetivo de ampliar o conhecimento sobre o mercado de atuação. O encerramento do encontro contou com a Oficina de Inteligência Emocional, para os estudantes, oferecida pelo Sebrae Jundiaí.

A iniciativa faz parte das ações desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí, a partir da plataforma de Governo e Finanças e da Unidade de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), juntamente com a direção da ETEC Benedito Storani. Ao todo serão 30 estudantes dos cursos técnicos de Administração, Alimentos, Cozinha/Gastronomia, Nutrição e Dietética, e Química que farão um bate-papo com representantes das empresas Coca-Cola FEMSA Brasil, CRS Brands, Outback, JBS, Demarchi e LS Nutri.

Encontro com representantes de empresas e alunos foi realizado no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping

“O Portal Jundiaí Empreendedora nasceu com o objetivo de unir as pontas, seja o estudante em busca da colocação profissional, ou o trabalhador que está interessado em avançar na carreira, com as empresas que estão em busca de talentos para compor o quadro. Oportunizar o crescimento profissional aos jovens é gerar renda e qualidade de vida para a população”, comenta o prefeito Luiz Fernando Machado, lembrando que o canal ainda tem outras funcionalidades para o fomento ao comércio e indústria municipal.

Para o gestor da UGGF, José Antonio Parimoschi, estimular a empregabilidade dos jovens, a partir da formação técnica garante maiores chances de empregabilidade qualificada para quem está ingressando no mercado de trabalho. “Jundiaí tem por diretriz fomentar o empreendedorismo e proporcionar ambiente atrativo para as empresas já instaladas ou que estejam interessadas por Jundiaí. A mão de obra qualificada é um diferencial bastante valorizado pelas grandes empregadoras no momento da escolha par a instalação. Jundiaí sai na frente por contar com infraestrutura logística, estímulo à tecnologia, parque diversificado e formação de qualidade disponível”, detalha.

De acordo com o gestor da UGDECT, Cristiano Lopes, a possibilidade de utilizar o Espaço Jundiaí Empreendedora para unir formação e mercado de trabalho enriquece ainda mais as iniciativas já bem-sucedidas do programa. “Além de os jovens terem contato com empresas de grande porte e conhecerem como está a carreira nas áreas escolhidas, terão a chance de conversar com os representantes dessas empresas, tirar dúvidas”, comenta o gestor.

Participantes
Miriam Valério de Faria é estudante do curso Técnico em Alimentos, e está no último semestre. Ela ainda não atua na área, mas está focada em conseguir uma colocação na área. “Estou muito feliz em poder ter esse contato com o mercado de trabalho antes de me formar. Saber que qual é o profissional que as empresas precisam, quais as formações, o conhecimento necessário, facilitará o processo de conquista emprego. Eu ainda não atuo na área e essa oportunidade que a Prefeitura proporcionou, em um espaço tão interessante e importante como esse”, comenta.

De acordo com o chefe de RH de uma das empresas participantes, Gilton Barreto, “Participar do evento é uma valiosa oportunidade de contribuir para a preparação dos jovens aos desafios do mercado de trabalho.”

A Assistente Técnica Administrativa da ETEC Benedito Storani, Patrícia Braun Costa, garante que a iniciativa será promissora. “As grades dos cursos já são voltadas para bases tecnológicas, mas o contato com o mercado proporcionará aos alunos novos horizontes e servirá de balizador para atualizações e das tendências das grandes empresas, com relação à sustentabilidade, rapidez, mudanças de processos e disrupturas”, detalha.

Para o diretor industrial de uma das empresas participantes, Humberto Cereser, a formação técnica é essencial. “A formação em um curso técnico oferece base sólida para avançar na carreira. Eu fiz curso técnico em Química e depois segui a carreira”, contou o gestor.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/12/jundiai-empreendedora-promove-evento-para-aproximar-futuros-tecnicos-do-mercado-de-trabalho/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original