Caixas da Natureza: EMEB Profª Aparecida Bernardi do Amaral realiza ação especial em contato com escolas de outro estado

Publicada em 13/05/2022 às 13:08

Os pequenos da EMEB Profª Aparecida Bernardi do Amaral vivenciaram momentos únicos com a brincadeira Caixas da Natureza, um projeto idealizado pela Ana Carol Thomé, do programa Ser Criança é Natural. Nesta quinta-feira (12), as crianças receberam a caixa da escola que realizaram contato, no Paraná.

Uma brincadeira de trocas entre todo o Brasil. A ideia, é que os participantes conheçam a natureza presente nos locais onde vivem, brincam e experimentam no seu cotidiano. “Eu amei a caixa que a gente recebeu, não sei explicar a minha felicidade. Além dos diversos itens sobre a natureza, recebemos um livro com fotos e informações sobre a cidade em que elas moram, Maringá”, contou Heloísa Fávaro da Silva, do grupo 5 C.

Na área externa da escola, as crianças, de uniforme azul e branco, estão felizes olhando para uma caixa no chão. Em volta, tem almofadas para eles sentarem em volta da caixa. Eles estão em um corredor com telhada, na área externa da escola, parede azul e branca de um lado e árvores e área verde do outro.
Momento de surpresa para as crianças ao verem a caixa

O trabalho envolveu as crianças e as professoras, nas duas salas de grupo 5, com as professoras Léia Bejato e Regiane Tarício. No desenvolvimento das atividades, as turminhas colocaram na caixa os elementos que coletaram na natureza pela escola, jogos que produziram, fotos dos melhores momentos, informações sobre os jogos, gravetos e folhas.

“Hoje nós fizemos uma surpresa para os pequenos! Recebemos a caixa das crianças de Maringá, colocamos em uma área externa da escola e levamos eles até ela. É inexplicável o quanto ficaram felizes e curiosos para ver o que a escola de Maringá colocou dentro”, contou a professora Léia, entusiasmada.

Foto feita de cima das crianças em roda, juntos, com a professora abrindo a caixa. Ao abrir, encontra-se uma árvores pink como capa da caixa, feita com elementos da natureza.
A turminha da professora Léia ficou encantada com a caixa

“As caixas foram enviadas para o estado do Paraná, em uma escola de Curitiba e a outra do Maringá. Assim como eles receberam as caixas produzidas pelas nossas crianças, nós também recebemos uma caixa para o grupo 5 C e logo receberemos a caixa da turma B”, explicou a coordenadora pedagógica, Selma Vilas Boas. Ação essencial que conecta estudantes de diversas localidades, compartilha experiências, aprendizagens, produções criativas e proporciona o desemparedamento do programa Escola Inovadora, com e na natureza.

Uma menina, de uniforme da prefeitura e de cabelo preso, cheira um vidrinho com um líquido, um repelente natural contra a dengue, de citronela. O fundo está desfocado.
Enviado na caixa, Heloísa abre um repelente natural de citronela contra o mosquito da dengue

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/13/caixas-da-natureza-emeb-profa-aparecida-bernardi-do-amaral-realiza-acao-especial-em-contato-com-escolas-de-outro-estado/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original