Reunião conjunta traça ações da Operação Estiagem 2022

Publicada em 13/05/2022 às 08:20

Uma reunião conjunta envolvendo a Defesa Civil de Jundiaí, o Corpo de Bombeiros, a Divisão Florestal da Guarda Municipal, e a Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) definiu ações e metas para a Operação Estiagem 2022, que compreende os meses de maio a setembro, quando o nível de chuvas cai drasticamente e aumenta o risco de incêndios por toda a Região.

O encontro foi realizado na Fazenda Ermida, sede da Fundação Antonio – Antonieta Cintra Gordinho, onde são realizados os curso teóricos e a prática das capacitação de combate a incêndios florestais.

Participaram o Coronel João Osório Gimenez, coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, o tenente Medrado, do Corpo de Bombeiros, o inspetor Lacerda, da Divisão Floresta da GM Jundiaí, e Wagner de Paiva, agente de fiscalização do Meio Ambiente da UGPUMA.

Coronel Gimenes e Tenente Medrado, de uniforme da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, sentados durante a reunião.
Coronel Gimenes e Tenente Medrado coordenam ações da Operação Estiagem 2022

“Nossa missão agora é colocar em prática tudo o que foi definido no decreto publicado e trabalharmos juntos para que as ações deste ano sejam mais efetivas do que em 2021, que foi um ano bastante complicado e com muitos chamados, principalmente no mês de julho”, comenta o Coronel Gimenez.

Na pauta foram discutidas as próximas ações a serem realizadas, principalmente voltadas a prevenir o surgimento de focos de incêndio, e a definição das datas para o curso “ Capacitação para Operação Estiagem 2022”, que este ano volta ao formato presencial com maior número de participantes.

O treinamento é realizado pela Defesa Civil, com participação da Divisão Florestal, da UGPUMA e do Corpo de Bombeiros que, além da teoria, ministrará também a parte prática e o curso explanará sobre temas de interesse para a construção de rede de prevenção de riscos e de desastres, ensinando aos participantes a utilizarem as ferramentas existentes, como legislação aplicada à proteção e defesa civil e de meio ambiente, orientações sobre a Operação Estiagem, o uso de aeronaves no combate a incêndios em coberturas vegetais, funcionamento dos sistemas de alertas e ferramentas de monitoramento meteorológico. Além de informações sobre a Força Tarefa.

Foto com todos os onze participantes da reunião, enfileirados e de pé.
O encontro reuniu agentes da Defesa Civil, Divisão Florestal da GM, Corpo de Bombeiros e UGPUMA

“No ano passado tivemos recorde de ocorrências no Corpo de Bombeiros. Foram quase 800 em toda a Região, e quase 600 somente na cidade de Jundiaí. Com uma estratégia bem definida temos o objetivo de diminuir este número e atender de maneira cada vez mais efetiva os chamados que recebermos”, aponta o 1º tenente Flávio Medrado, do Corpo de Bombeiros.

“O mais importante é coordenar as ações conjuntas entre Defesa Civil, Bombeiros e Divisão Florestal da GM, e para atingirmos os resultados esperados. Também levaremos as informações aos conselhos e associações dos bairros, que sempre nos ajudam bastante, principalmente em locais com maior ocorrência de incêndios”, explica o inspetor Lacerda.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/13/reuniao-conjunta-traca-acoes-da-operacao-estiagem-2022/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original