Ruas de Brincar leva diversão a crianças e famílias no Novo Horizonte

Publicada em 15/05/2022 às 17:52

A rua Dr. José Marcus Gnacarini Tomazeski, no Novo Horizonte, foi tomada pela brincadeira e pelo lazer neste domingo (15). Bambolê, futebol, peteca, pular corda, peão. A diversão, com o programa Ruas de Brincar, foi garantida. Das 9h às 18h, pais e filhos aproveitaram a instalação gratuita.

Com a bola no pé, Iuri, de 8 anos, não queria mais voltar para casa. Sua mãe, Graciélica Antunes de Oliveira Sá, elogiou a iniciativa. “Em dias normais, com bastante movimento nas ruas, não dá para deixar nossos filhos lá fora, é arriscado”, declarou. “Dessa forma, com a rua fechada para a brincadeira, fica muito melhor.”

Rainan Drisseneti, Miguel e sua prima, Carol, também aproveitaram para brincar no Ruas de Brincar

Com 24 anos, o Rainan Drisseneti mora na rua em que ocorreram as brincadeiras do projeto e aprovou a proposta. “Para a criançada isso é muito bom, e aqui no Novo Horizonte tem muita criança”, disse ele, que também pulou corda na companhia da prima e do filho dela, a Carol e o Miguel.

A iniciativa do Ruas de Brincar é da Rede Urban95, sob a tutela da Fundação holandesa Bernard van Leer, da qual Jundiaí faz parte, juntamente com outros 23 municípios brasileiros. Já a realização, pela Prefeitura, é das Unidades de Gestão de Cultura (UGC) e de Esporte e Lazer (UGEL), além do Ateliê Navio e da Organização Cidade Ativa.

“A proposta é tornar a cidade mais amigável à infância – sobretudo a primeira infância, de 0 a 6 anos”, explicou a coordenadora da Urban95 em Jundiaí, Úrsula Troncoso. “E um dos focos é fazer com que as brincadeiras continuem a ser feitas aqui, que os bairros tenham as suas ruas para brincar.”

Filho de Graciélica, Iuri (verde) jogou bola com os amigos em rua que foi fechada para as atividades

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/15/ruas-de-brincar-leva-diversao-a-criancas-e-familias-no-novo-horizonte/