Operação Noites Frias: equipes antecipam oferta de acolhimento na região Central

Publicada em 16/05/2022 às 15:21

Com o acionamento da Operação Noites Frias por conta da previsão de queda de temperatura nesta segunda-feira (16), as equipes da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) e do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) anteciparam já para o período da manhã as buscas-ativas de pessoas em situação de rua na região Central.

O objetivo da ação foi o de antecipar os encaminhamentos para as vagas de pernoite e reforçar a orientação de que os usuários busquem os serviços da rede socioassistencial, em vista da preservação da vida e das condições climáticas previstas para os próximos dias.

Independente do período do ano, a Operação é acionada sempre que a previsão de temperatura ao longo da noite é inferior a 13°C e consiste no incremento de equipes nas ruas, além das já de rotina, para a oferta de pernoite nos abrigos da rede para a proteção contra o frio.

Equipe uniformizada e segurando prancheta e caneta abordando mulher com roupa de frio sentada sobre rampa, na praça da Matriz, onde se veem árvores, prédios e a catedral ao fundo
Equipes concentraram abordagens nas praças do Centro e no entorno do Terminal Central

Somente este ano, a Operação já foi acionada por oito noites, tendo realizado 471 abordagens, que resultaram em 283 acolhimentos (pernoites). Já de cobertores foram distribuídas 204 unidades, além de água e outros itens para o frio, como gorros, luvas e meias.

A Operação se estenderá pelos próximos dias, até que as temperaturas voltem a subir. Durante a Operação, os abrigos – casa de passagem, abrigos e república – dos quais a Prefeitura compra vagas para acolhimento da população em situação de rua, ampliam a sua capacidade, conforme a demanda, sem aumento de custos para os cofres municipais. Quem der aceite ao acolhimento seguirá com vaga durante todo o período.

Quem identificar pessoa em situação de rua deve indicar que ela busque o Centro Pop, que fica na Rua Marechal Deodoro da Fonseca, 504, Centro, e atende em horário comercial. De lá, os usuários são encaminhados para os demais serviços da rede onde há pernoite.

Já com atendimento 24 horas por dia, o munícipe poderá acionar o SEAS, pelo telefone (11) 98531-0146, que dispõe de equipes para realizar as abordagens e encaminhar os usuários que derem aceite ao acolhimento.

Além do atendimento de demandas como alimentação, higiene e pernoite, as equipes realizam também o atendimento técnico dos usuários, com o objetivo de retomada de vínculos familiares e com a sociedade, recâmbio para Município de origem – se identificado responsável pelo acolhimento no retorno-, e saída das ruas por meio da busca por emprego e retomada do protagonismo de vida.

“As baixas temperaturas expõem as pessoas em situação de rua a riscos e somente o acolhimento pode dar o atendimento técnico e proteção necessários durante o período. Por isso reforçamos que a melhor forma de ajudar essas pessoas é sugerir que elas busquem a rede socioassistencial ou que acionem o SEAS pelo telefone 24 horas para que a equipe técnica vá até o local e ofereça à pessoa os serviços disponíveis”, reforçou a assessora da UGADS, Renata Mangieri.

Rapaz de bermuda, chinelos e moletom subindo em van, acompanhado de homem segurando uma folha de papel
Abordados que deram aceite para o pernoite já foram encaminhados para os abrigos ao longo da manhã

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/16/operacao-noites-frias-equipes-antecipam-oferta-de-acolhimento-na-regiao-central/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original