Experiências exitosas de Boa Vista com a primeira infância são compartilhadas em evento da Rede Urban95

Publicada em 17/05/2022 às 19:05

Representantes da Prefeitura de Jundiaí, entre eles o prefeito Luiz Fernando Machado, participam do 1º Encontro da Rede Urban95, que está sendo realizado na terça (17) e quarta-feira (18) na capital de Roraima, Boa Vista. A realização é da Fundação Bernard van Leer e AVSI Brasil. Além do prefeito, representam Jundiaí os gestores de Cultura, Marcelo Peroni, e de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.

Maria Brant, Luiz Fernando Machado, Claudia Vidigal, da Fundação Bernard Van Leer, e Marcelo Peroni

No primeiro dia, os participantes de Jundiaí puderam acompanhar o lançamento do livro “A Primeira Infância é para Sempre”, de Teresa Surita, uma palestra sobre o conceito Urban95 e apresentação de dados referentes à implementação dos programas voltados à primeira infância; já na parte da tarde, foi possível conhecer na prática as experiências aplicada na cidade de Boa Vista, com visita a uma creche, uma unidade de Saúde e a sede do Programa Família que Acolhe e a uma praça que integra os caminhos da primeira infância (com áreas destinadas ao lazer e brincar). Nesta quarta-feira ocorrerá a apresentação de Jundiaí, com o case da Fábrica das Infâncias Japy.

“Além de ser um polo de atividades culturais, criativas e formativas, a Fábrica das Infâncias Japy também foi um posto descentralizado para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos contra a COVID-19”, explica Luiz Fernando. “Em Jundiaí as crianças têm voz e participam das transformações de nossa cidade, com espaços e políticas públicas pensadas para elas e que elas ajudam a deliberar.”

A Fábrica das Infâncias Japy foi entregue em 2021 para o uso da população, com foco no atendimento às crianças com oferta de cultura, educação, lazer, além de ser a sede do Comitê das Crianças da cidade.

Durante o evento em Boa Vista, representantes da Rede Urban95 serão convidados a conhecer serviços e políticas públicas pensadas para a Primeira Infância na cidade, como o Programa Família que Acolhe (FQA), referência nacional em cuidado com gestantes e crianças pequenas.

Além das cidades Urban95, participam do eventos representantes da Fundação Bernard van Leer e dos parceiros: AVSI, Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip), Instituto Cidades Sustentáveis (ICS), Instituto de Tecnologias Geo-sociais (ITGS), Estúdio +1, Ateliê Navio, Allma Hub, Descobrir Brincando, Agência Recife para Inovação e Estratégia (ARIES) e o Instituto Alana.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/17/experiencias-exitosas-de-boa-vista-com-a-primeira-infancia-sao-compartilhadas-em-evento-da-rede-urban95/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original