Missão da CAF avalia os projetos da segunda etapa do Avança Jundiaí

Publicada em 18/05/2022 às 19:23

Gestores municipais e técnicos de diferentes plataformas de gestão da Prefeitura de Jundiaí receberam, na manhã desta quarta-feira (18), no Paço Municipal, representantes da CAF – Corporação Andina de Fomento (Banco de Desenvolvimento da América Latina). Na reunião de trabalho, foi apresentado o Programa de Desenvolvimento Urbano e Social de Jundiaí – Etapa 2 do Avança Jundiaí, com projetos estruturais voltados à Infraestrutura Viária, Drenagem, Mobilidade Urbana, Educação, Saúde, além de projetos de requalificação de espaços públicos e sistemas inteligentes para a cidade, entre outros. Ao todo, o investimento no programa é de US$ 80 milhões, que corresponde a pouco mais de R$ 400 milhões.

“Jundiaí é uma potência econômica e se destaca em diferentes áreas. Para os próximos anos, sabemos dos nossos desafios e temos projetos importantes para continuar crescendo sem deixar de investir na qualidade de vida e na sustentabilidade – todos alinhados ao nosso PPA (Plano Plurianual) 2022-2025 e aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Agenda 2030 da ONU”, declara o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, representado na reunião pelo gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

Parimoschi (centro) apresentou dados econômicos e sociais de Jundiaí e os técnicos da CAF puderam tirar dúvidas variadas

O programa prevê investimentos multissetoriais em projetos como a duplicação de importantes avenidas da cidade, com o objetivo de melhorar a mobilidade urbana, especialmente do transporte coletivo público, a pavimentação ecológica de vias rurais, a implantação de ciclovias e adequações de acessibilidade, a revitalização do complexo Fepasa, a requalificação de áreas públicas do bairro São Camilo, a implantação do complexo educacional Rio Acima, reformas de escolas e de UBS, além da requalificação urbanística da Região Central, entre outros.

“Ao conhecerem nossa cidade, os técnicos da CAF sem dúvida conseguirão ter a dimensão de nossas necessidades, também do nosso potencial e de nossa responsabilidade com o bem-estar de nossa comunidade. Estamos falando de investimentos para os próximos 5 anos e que mudarão a realidade do nosso município”, informa Parimoschi. “Também é importante lembrar que o município está com as finanças em ordem e possui capacidade de honrar seus compromissos financeiros nos próximos anos.”

A referida carta consulta para contratação de operação de crédito foi aprovada em dezembro de 2021 pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) do Ministério da Economia.

Gestores de diferentes plataformas falaram das ações e programas em desenvolvimento em Jundiaí

Durante a reunião, Parimoschi, que é o coordenador geral do projeto no município, apresentou dados econômicos e sociais de Jundiaí e os técnicos da CAF puderam tirar dúvidas variadas sobre o trabalho da atual gestão municipal em diferentes áreas e programas. Entre elas, segurança hídrica, proteção ambiental, transporte coletivo e transparência municipal.

A missão, que é chefiada por Jaime Fajardo, Executivo Principal da Gerência de Desenvolvimento Urbana e por José Rafael Neto, Executivo Sênior da Representação da CAF no Brasil, se estende até o dia 20 de maio.

Assessoria de Imprensa
Foto: fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/18/missao-da-caf-avalia-os-projetos-da-segunda-etapa-do-avanca-jundiai/