Pinacoteca recebe a abertura das exposições ‘Nonni di São Paulo’ e ‘Paesani’
Publicada em 20/05/2022 às 19:08A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes recebeu na noite dessa quinta-feira (19) a abertura de Nonni di São Paulo e Paesani, exposições que fazem uma homenagem à influência da imigração italiana no País e em Jundiaí, e seguem com visitação gratuita até o dia 03 de julho.
Além das presenças dos artistas Oliviero Pluviano e Emidio Luisi, a noite especial de abertura contou com as presenças do cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara; da vice-consulesa, Livia Satullo; do vice-cônsul honorário em Jundiaí, Antonio Cordone; do artista italojundiaiense Inos Corradin; do ex-prefeito André Benassi; e do empresário Humberto Cereser. A atração musical da noite foi o Coral Municipal de Jundiaí (adulto), corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura, que apresentou repertório de músicas italianas.
“Há pouco menos de uma semana o País relembrou um marco importante para o povo afro-brasileiro, que tanto contribuiu para a construção de Jundiaí. Hoje abrimos estas exposições, que fazem uma homenagem a outro povo que constitui a História da nossa cidade. Esperamos que com elas a Pinacoteca receba inúmeros visitantes e possam prestigiar estas mostras de altíssima qualidade”, comentou o gestor da UGC, Marcelo Peroni.
Exposições
“Nonni di São Paulo” (Avôs de São Paulo), do artista Oliviero Pluviano, reúne material referente ao período de 1887 e 1978, quando a Hospedaria de Imigrantes do Brás recebeu mais de 800 mil migrantes italianos com diferentes destinos e vivências tornando essa a nacionalidade predominante em termos quantitativos, entre as mais de 70 registradas nos documentos históricos do local.
Já “Paesani” (conterrâneo, em napolitano) é uma exposição fotográfica que reúne uma seleção de fotografias feitas por Emidio Luisi, resultado de uma pesquisa iniciada em 1982 sobre a história da imigração italiana na capital paulista, quando Luisi era assistente do fotógrafo italiano Sandro Spini, e que também resultou no livro “Ue’ Paesà” (Olá companheiro, em napolitano), que traz fotos de Luisi e textos de Wladimir Catanzaro.
A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil), que fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de funcionamento do espaço é de terça a domingo, das 10h às 17h. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
27/12/2024
Museus em Jundiaí são atração no mês de dezembro
-
16/12/2024
Jundiaí ganha Casa Catavento, sede da Rede de Cidades das Crianças
-
13/12/2024
Jundiaí 368 anos: primeira sala de cinema pública é entregue à população
-
13/12/2024
Biblioteca recebe exposição dos alunos do Ateliê Celandroni
Baixe as fotos desta notícia na resolução original