Jundiaienses homenageados dão nome a duas novas praças

Publicada em 21/05/2022 às 15:02

A manhã deste sábado (21) foi marcado por muita emoção nas entregas de duas Praças que receberam o nome de importantes jundiaienses que partiram recentemente. O Prefeito Luiz Fernando se fez presente em ambas as inaugurações e prestou as devidas homenagens às famílias.

“Hoje homenageamos pessoas que foram extremamente importantes para nossa cidade e deixaram um legado. A partir deste momento, elas ficarão eternizadas, de forma muito merecida e como um agradecimento da Prefeitura de Jundiaí e da Câmara de Vereadores”, discursou o prefeito Luiz Fernando.

A primeira delas está localizada no bairro Vale Azul e recebeu o nome de “Praça Casal Marquesim”, em homenagem a Aristeu Antônio Marquesim e Sheila Maria Marquesim, proprietários da Adega Marquesim e que faleceram no ano passado por conta da Covid-19. O casal estava junto há 50 anos e faleceram no mesmo dia, em um intervalo de apenas 20 minutos.

Prefeito Luiz Fernando e amigos na inauguração da Praça Casal Marquesim
Casal Marquesim é homenageado dando nome à Praça no Vale Azul

“Foi muito difícil, ainda mais pelas circunstâncias. Eu e minha irmã também ficamos internados e depois não pudemos participar do velório. Até hoje lembramos deles nas atividades do dia a dia e guardamos os dois nos nossos corações”, afirmou o filho do casal, Evandro Marquesim. “Desse sofrimento também trazemos muito aprendizado, principalmente de que nossa vida tem muito valor. Minha mãe era a minha melhor amiga”, completou Érica Marquesim.

No final, um brinde em homenagem à vida do casal foi realizado com um vinho da última safra da Adega Marquesim em que eles participaram da produção, em 2020.

Em seguida, foi a vez da inauguração da Praça Jair Leopoldo Leonardi, no bairro da Roseira. Seu Jair nasceu em 5 de abril de 1939, neto de imigrantes italianos e sempre trabalhou como produtor rural.

Há mais de 30 anos, seu Jair, junto com a esposa Laurinha, iniciaram um pequeno comércio que hoje se tornou o Kioske da Roseira, vencedor do prêmio de melhor coxinha de queijo de Jundiaí em 2020. A praça que recebe seu nome está localizada bem ao frente ao Kioske.

“Quem realmente conheceu meu pai sabe que ele era só coração e poder perpetuar isso é uma felicidade muito grande. Nós vamos partir um dia, mas a praça vai ficar. Meu pai criou a nós todos aqui nesta terra, onde trabalhamos muito até chegar onde chegamos”, disse sua filha, Mônica Leonardi.

Luiz Fernando cumprimenta dona Laurinha Leonardi, fundadora do Kioske da Roseira
Luiz Fernando cumprimenta dona Laurinha Leonardi, fundadora do Kioske da Roseira

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/21/jundiaienses-homenageados-dao-nome-a-duas-novas-pracas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original