Sábado foi o Dia D de Multivacinação

Publicada em 21/05/2022 às 18:02

A manhã deste sábado foi marcada pela oferta de vacinas em diversas Unidades de Saúde, foram cinco locais disponíveis: UBS Santa Gertrudes, Nova UBS São Camilo, UBS Hortolândia e a Clínica da Família do Novo Horizonte, que registraram um grande número de pessoas. 

Foram aplicadas 179 doses da vacina Tríplice viral (sarampo), 521 doses de Covid-19 e 472 dose de Influenza, além das demais vacinas de rotina das crianças. 

Com a queda nas temperaturas, e a proximidade do invernos, há maior circulação de vírus, o que ocasiona o aumento do número de casos de doenças como Covid-19, influenza, sarampo e meningite.

“Vi uma matéria no site da Prefeitura falando sobre a campanha de vacinação para crianças e aproveitei hoje, que é sábado, para trazer meu filho”, comenta Tabata de Oliveira, mãe do Marco Mauricio de Oliveira, de 4 anos. “Na última vez que teve essa mesma campanha ele estava com sintomas de gripe e por isso não foi vacinar”, completa.

Família aproveitou o sábado para vacinação

Tabata recebeu a vacina contra a influenza e aproveitou para colocar em dia a carteira de vacinação do pequeno Marco que estava com vacinas em atraso e recebeu duas doses da febre amarela e a de sarampo. 

Quem não conseguiu se vacinar neste sábado pode procurar pela Unidade de Saúde mais próxima da residência para receber as doses de acordo com o calendário disponível: 

Crianças menores de cinco anos: Todas as doses de rotina
Crianças entre seis meses e menores de 5 anos: Influenza e sarampo

5 a 11 anos: COVID-19
12 anos+ imonossuprimidas: COVID-19 (público deve receber 4 doses para prevenção das formas graves da doença)
18 a 59 anos: COVID-19 (três doses)
60 anos ou mais: COVID-19 (quatro doses) e influenza
Ainda é importante lembrar que as gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto); pessoas com comorbidades e ou deficiências, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos; professores; auxiliares de sala; profissionais de saúde; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários, de forças de segurança e salvamento, e de forças armadas; e funcionários do sistema prisional também estão habilitados para receberem a vacina contra influenza.

Quem está com alguma dose atrasada deve procurar uma UBS

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/21/sabado-foi-o-dia-d-de-multivacinacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original