Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural conecta crianças de Jundiaí com a Flórida

Publicada em 23/05/2022 às 10:02

João é do 5° ano e está muito animado e encantado com a possibilidade de aprender Inglês em meio ao Programa de Intercâmbio Linguístico e Cultural Brasil – Estados Unidos na EMEB Professora Armanda Santina Polenti, situada no bairro Jundiaí Mirim. Eles estão em contato com estudantes de uma escola de Doral, cidade localizada no estado americano da Flórida para compartilhar ações em contexto real de comunicação.

A iniciativa acontece pela Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), por meio da Assessoria de Cooperação Internacional e pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio do Departamento de Ensino Fundamental, Área de Língua Estrangeira.

O programa integra aproximadamente 35 estudantes em Jundiaí e 135 em Doral, eles estão encantados com a oportunidade de conhecer a rotina das crianças de outro país, mesmo de longe. Por meio da troca de vídeos, inicialmente com as apresentações pessoais e a rotina diária escolar, a turma lançou uma pergunta de curiosidade comum para ser respondida pelas crianças da Flórida. “Eu fiquei muito animado para participar dessa atividade e eu amei apresentar toda a escola para eles Nós já enviamos o nosso e quero ver logo o vídeo de Doral”, contou João Paulo Alves, um dos alunos que apresentam os vídeos do programa.

João e seus amigos que também apresentam os vídeos do programa

O conhecimento se constrói na interação com os outros e com o mundo. “O programa Escola Inovadora trouxe para a rede de Jundiaí a possibilidade de pensar o Inglês em sua forma mais viva. Quando nós falamos de aprendizagem significativa, nós pensamos também que o inglês é uma ferramenta de comunicação para as tecnologias, faz com que as crianças sejam inseridas nesse mundo bilíngue”, ressalta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

A elaboração do vídeo foi feita de maneira integrada e dirigida pela professora de Língua Inglesa. “Proporcionar às crianças uma aprendizagem mais significativa, por meio da nossa comunicação em vídeos com Doral, vai ser uma troca muito boa e inovadora. Muitas vezes eles não entendem como vão usar a língua ou porquê estudam, e esse intercâmbio proporciona um motivo bem palpável e abre horizontes para o mundo e outras culturas”, explicou Cláudia Padovani Vilares, professora do 5° ano, sobre a importância da ação para os seus alunos.

A foto é da professora, onde aparece com uma blusa laranja e colete preto, sorrindo, com a lousa de fundo.
Professora Cláudia em meio às aulas, onde aborda a iniciativa de intercâmbio

A iniciativa tem como objetivo estabelecer vínculo entre os estudantes das escolas, compartilhando experiências culturais, por meio da língua portuguesa e inglesa, reconhecendo que as línguas são ferramentas potentes de acesso ao conhecimento.

O próximo vídeo a ser produzido terá o tema Cultura Brasileira e Brincadeiras Infantis, a fim de inserir as novas tecnologias educacionais na educação de Jundiaí disponíveis na escola. Além de temas sobre a alimentação na escola, clima, os espaços do entorno e principais festas tradicionais das culturas brasileira e americana.

Com mais um tema: Contação de Histórias da Cultura Tradicional, as crianças abordarão principais histórias de autores brasileiros, como a Turma da Mônica, Sítio do Pica Pau Amarelo e tantos outros. Da mesma forma que os alunos daqui conhecerão sobre os autores americanos, em vídeos enviados por eles.

“O contato com a diversidade cultural estimula a compreensão das diferentes formas de pensar, sentir, viver e agir. É importante a criança conhecer para valorizar a própria história e assumir uma postura respeitosa diante do outro, fortalecendo sua formação como cidadã”, enfatiza a coordenadora da área de Língua Estrangeira da UGE, Adnan Fachini de Bortolo.

Foto da sala de aula completa, com vista de 16 carteiras. Os alunos estão sentados com os Chromebooks na mesa. A professora está na frente da sala, apontando para a lousa, com imagens coladas de países.
Turma participante da ação em uso dos Chromebooks na aula de Língua Inglesa

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/23/programa-de-intercambio-linguistico-e-cultural-as-criancas-da-emeb-professora-armanda-santina-polenti-estao-em-contato-com-a-florida/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original