Comissão organizadora realiza reunião sobre Conferência Intermunicipal de Juventude

Publicada em 24/05/2022 às 15:36

A Unidade de Gestão da Casa Civil, por meio de sua assessora de Políticas para a Juventude, Letícia Atique Branco, em conjunto com o Conselho Municipal de Juventude de Jundiaí, realizou, na manhã desta terça-feira (24), a primeira reunião da Comissão de Organização da 1ª Conferência Intermunicipal de Juventude. A reunião ocorreu no Paço Municipal, com a presença de representantes de Jundiaí, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Jarinu, Cabreúva e Itatiba. Também participam da organização os municípios de Louveira e Itupeva.

A Conferência ocorrerá em Jundiaí, no dia 12 de agosto de 2022, Dia Internacional da Juventude, e marcará o encerramento da Semana Municipal de Juventude de Jundiaí. Durante a reunião, foi aprovada a redação da minuta do decreto para o chamamento do evento.

“Com a Conferência, buscamos construir perspectivas para a juventude, tendo como foco seu protagonismo no desenvolvimento nacional”, observa o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael. “É necessário reconhecer o jovem como agente fundamental para construção de uma sociedade cada vez melhor.” As ideias norteadoras da Conferência se dão em meio à 4ª revolução industrial, que estabelece o diálogo entre a inteligência artificial e as tecnologias emergentes e influencia diretamente os principais atores desse cenário, os jovens 4.0. A conferência seguirá o tema da 4ª Conferência Nacional da Juventude, “Novas Perspectivas para a Juventude”.

Reunião realizada na manhã desta terça-feira (24) foi realizada no auditório do Paço Municipal

Segundo a assessora Letícia, a reunião desta terça foi realizada de forma presencial, para aproximar ainda mais os municípios às questões referentes à Juventude. “Nossa reunião foi voltada a alinhamentos de agenda de trabalho do comitê e estruturação das atividades da conferência para a execução”, conta a assessora. “O nosso objetivo enquanto comissão organizadora é tornar o jovem o principal ator para políticas públicas de Juventude, estimulando desde a criação de conselhos municipais até a elaboração do Plano Municipal de Juventude.”

De acordo com Letícia, os representantes das oito cidades têm hoje a mesma percepção, de que a Conferência será o começo de inúmeras ações dentro dos municípios para o desenvolvimento e fortalecimento de políticas para a juventude. “O comitê entendeu a importância da aproximação das cidades para temas pertinentes à juventude, uma vez que o jovem não fica em um único local, ele trabalha, estuda e tem atividades de esporte e lazer em diferentes municípios aqui da Região”, a assessora também declara. Segundo dados do Seade de 2021, os oito municípios somam aproximadamente 200 mil jovens.

As próximas reuniões serão realizadas nos outros municípios participantes. Na próxima semana, o encontro será em Campo Limpo Paulista e, nas duas próximas, em Jarinu e em Itatiba.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM: Representantes de cidades da Região Metropolitana de Jundiaí posam para foto no corredor do paço Municipal. Enfileirados, apresentam a imagem interior do paço ao fundo
Representantes das cidades que fazem parte da Região Metropolitana (RMJ) organizam encontro para agosto

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/24/comissao-organizadora-realiza-reuniao-sobre-conferencia-intermunicipal-de-juventude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original