Jundiaí recebe prêmio por inovação na Saúde com a teleinterconsulta

Publicada em 24/05/2022 às 20:35

Jundiaí recebeu na noite desta terça-feira (24), durante a abertura do Smart City Business Congress America 2022, em São Paulo, seu segundo prêmio Inovacidade, dessa vez para o projeto Teleinterconsulta, que integra o atendimento com médico especialista remotamente, junto com o médico clínico da Unidade Básica de Saúde (UBS). O modelo resolutivo proporcionou a equalização de filas de espera de diversas especialidades, com a redução de até 90%.

O prêmio é o segundo que a Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) recebe pelo SCBA. Em 2019, a Clínica da Família Novo Horizonte foi premiada pela inovação no sistema de atendimento e a redução no tempo para o atendimento da população, com atendimento avançado.

“Jundiaí investe em políticas e serviços para incluir e facilitar o acesso das pessoas que mais precisam, qualificando e humanizando o atendimento com o uso intenso de tecnologia. O reconhecimento nacional da Saúde de Jundiaí, com a teleinterconsulta, demonstra que estamos nonrumo certo, pois estamos conseguindo oferecer resolutividade na Atenção Primária, na Unidade Básica de Saúde, próximo à casa das pessoas”, comenta o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, que representou o prefeito Luiz Fernando Machado no ato de premiação.

Gestores e diretores responsáveis pela implantação do modelo receberam prêmio, em São Paulo

Também estiveram presentes no evento o gestor de Saúde, Tiago Texera, o diretor-presidente da Cijun (Companhia de Informática de Jundiaí), Amauri Marquezi de Luca, e o fundador da empresa L2D Saúde Digital, Luiz Fernando Donke, contratada para o fornecimento do sistema de teleinterconsulta.

“O modelo tecnológico teve a sua implantação acelerada pela pandemia da COVID-19, que acabou por gerar filas com especialidades, em decorrência da queda na procura por atendimento no primeiro ano de ocorrência do vírus Sars-COV-2”, explica Texera. “Esse é mais um exemplo do uso da tecnologia como forma de qualificar o acesso ao serviço público.”

Evento foi realizado na noite festa terça-feira (24)

A agilidade do modelo de teleinterconsulta conta com o apoio do telediagnóstico de eletrocardiograma. Desta forma, todas as UBSs e Clínicas da Família oferecem o exame com análise (laudo) em menos de 30 minutos para os usuários, sem a necessidade de deslocamento do bairro.

“Os investimentos realizados pela gestão para colocar Jundiaí no caminho da inovação e da entrega de serviços de excelência para a população já rendem frutos e reconhecimento nacional. Esta é a segunda vez que as ações focadas no uso da tecnologia e humanização do atendimento em Saúde recebem o Prêmio InovaCidade, do Instituto Smart City Business América”, resume Parimoschi. “Pelo trabalho do prefeito Luiz Fernando Machado, a gestão tem focado cada vez mais na união da tecnologia com o serviço público. Em breve faremos a substituição de todos os pontos de iluminação da cidade por um sistema inteligente e mais econômico para os cofres públicos, por meio de uma PPP (Parceria Público Privada) cujo processo de licitação já está em andamento.”

Assessoria de Imprensa

FOTOS: FOTÓGRAFOS PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/24/jundiai-recebe-premio-por-inovacao-na-saude-com-a-teleinterconsulta/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original