Experiências musicais em manhã de formação do MusicAR-TE para as escolas contratadas da Prefeitura de Jundiaí

Publicada em 25/05/2022 às 13:00

“Vivências únicas”, foi a forma como a diretora Ângela Rocha dos Santos definiu o dia de formação do projeto MusicAR-TE, realizado no Auditório Elis Regina, Complexo Argos. As escolas contratadas da Prefeitura de Jundiaí colecionaram momentos com a dupla Fernanda Sifuentes e Daniel Roza, em ação promovida pela Unidade de Gestão de Educação (UGE).

No auditório, os representantes das escolas puderam ter experiências diversas com sons do corpo, objetos e instrumentos musicais, ampliando seus repertórios para realizar com as crianças. “Eles vieram aqui fazer música, brincar, cantar, entender o que é essa educação musical para reverberar nas suas escolas”, ressaltou Fernanda, coordenadora do MusicAR-TE.

A diretora Ângela vivenciou um dia especial de formação. “É o primeiro ano que eu participo e está sendo muito produtivo, já temos várias experiências que podemos adotar para todas as idades da nossa escola. Nós temos berçário no colégio, então trabalhamos muito a coordenação motora”, explicou.

Em cima de um palco, a Fernanda, que está segurando um microfone, e o Daniel, que está tocando um violão marrom e preto, se apresentam no auditório com a música aberta em retroprojetor na parede do fundo "O trem / Fumaça". Atrás de Daniel está uma caixa de som preta e uma mesa azul, com tela de computador. Atrás da Fernanda estão as bandeiras, na imagem aparece a de São Paulo.
Fernanda e Daniel, coordenadores do MusicAR-TE, cantaram diversas músicas

São vivências significativas com propostas que integram a experiência corporal e musical “É linda a realização de bases teóricas com as escolas e ao mesmo tempo, a inclusão das vivências práticas, como a canção de acolhimento que o pessoal adorou”, contou a supervisora Flávia Machado.

Daniel, também coordenador do projeto, contou sobre as atividades. “Em outra etapa, nós conversamos sobre a construção dos painéis sonoros, que parte de pesquisas sobre os sons dos ambientes e da organização de materiais em um contexto de aprendizagem que permita o fazer musical das crianças, pensado para integrar o projeto de ambiência das escolas em propostas de desemparedamento”, concluiu.

O MusicAR-TE faz parte do programa Escola Inovadora, com propostas de músicas, brincadeiras e desemparedamento, que permite às crianças desenvolvimento musical e integral, à favorecer também o desenvolvimento cognitivo, a comunicação e expressão corporal.

Com fundo embaçado, uma mulher segura um pequeno instrumento musical.
Sons musicais em meio às atividades na formação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/25/experiencias-musicais-em-manha-de-formacao-do-musicar-te-para-as-escolas-contratadas-da-prefeitura-de-jundiai/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original