EMEB Manoel Aníbal promove atividades na Semana do Brincar

Publicada em 26/05/2022 às 14:01

Com o objetivo de ampliar a abordagem sobre o brincar e a sua importância no desenvolvimento da criança, a EMEB Prefeito Manoel Aníbal Marcondes, carinhosamente conhecida como Quintal do Aníbal, promove, de 21 a 29 de maio, a Semana do Brincar “Confiar na Força do Brincar”, com diversas atividades para os estudantes.

A escola, que atende crianças da Educação Infantil I, com turmas do G1 ao G3, desenvolveu ações como oficina de construção de brinquedos, roda rítmica, contação de histórias, além de atividades que trabalham com os quatro elementos da natureza, terra, fogo, ar e água, que conectam as crianças de todas as turmas, uma vez que podem circular e participar livremente. 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Crianças estão sentadas em cima de cobertores e tecidos, enquanto assistem a uma contação de histórias.
Contação de histórias fez parte das atividades da Semana do Brincar

Davi César de Almeida, do G3, adorou brincar com texturas, uma grande bacia com sagu cozido, em meio a água com corante alimentício e descobriu que conchinhas entregues por uma das educadoras, podem afundar. “Olha, a conchinha afundou. É legal colocar a mão aqui e mexer”, contou o pequeno descobridor. 

Os pais dos estudantes também foram convidados a participarem das atividades. Sandra Augusto de Almeida é mãe de Vitor, que está com G3 e esteve presente durante a roda de contação de histórias. “Essas ações são maravilhosas para a criança. O brincar é a melhor forma de aprender para essa idade e ainda mais com o contato com a natureza. Com as iniciativas desta semana, o Vinícius tem voltado ainda mais alegre e feliz para casa. Ele começou a estudar aqui no Quintal neste ano e estou encantada com a equipe e atividades”, afirmou a mãe.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM:
Mulher, cabelos escuros e medianos, está com roupa e máscara facial preta. Ela segura no colo um menino, cabelos castanhos. Ele veste roupa azul.
Sandra acompanhou as atividades do filho Vitor e aprovou

“As crianças aprendem na e com a natureza e nesta semana estamos intensificando o trabalho com os quatro elementos. Os estudantes brincam com água, argila, fogo e ar. Acreditamos que a escola é feita com as famílias e eles participam das atividades. A infância é o momento mais importante da vida do ser humano, tudo o que elas vivem neste momento, vai influenciar no futuro deles, é a base para a formação do adulto”, explica a coordenadora do Quintal Aníbal, Lucineia Rodrigues. 

A Semana do Brincar e as atividades em áreas externas e em contato com a natureza, fazem parte do programa Escola Inovadora, que preconiza o desemparedamento da escola, que estimula o desenvolvimento da aprendizagem significativa fora da sala de aula.

DESCRIÇÃO DA IMAGEM
Menino com cabelos castanhos. Ele está com as mangas da blusa azul arregaçada e com as mãos molhadas com um líquido esverdeado.
Davi gostou de brincar na atividade de texturas e fez novas descobertas com a ação

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/26/emeb-manoel-anibal-promove-atividades-na-semana-do-brincar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original