Cães e gatos são atendidos em mutirão de castração no Jardim do Lago

Publicada em 28/05/2022 às 13:22

A manhã de sábado (28) foi agitada na vida de Geraldo, Jenifer e Kikiane. Os três gatinhos foram, logo pela manhã, atendidos no mutirão de castração gratuita, realizado pelo Departamento do Bem-Estar Animal (DEBEA), ligado à Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPMA). A ação foi realizada na EMEB Professora Geralda Berthola Facca, no Jardim do Lago e contou com mais de 200 inscrições.

“Temos mais fatos em casa e resolvemos fazer a castração pois sabemos que eles ficam mais caseiros. Além disso há todo um benefício para a saúde dos animais”, destacou Andreia da Silva, tutora dos três gatos. Também de olho no bem-estar do gato Juninho e da cadela Kiara, Diego da Silva marcou presença no mutirão. “É uma excelente iniciativa da Prefeitura”, elogiou.

Além de facilitar o acesso dos tutores ao local de castração, o foco do mutirão foi atender ao bairro com grande demanda pelo serviço. De acordo com a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos, a ação vem ainda para controlar a população de cães e gatos no município, beneficiar a saúde animal, além de reduzir possíveis abandonos.

Mais – E ação não para por aí. “A ideia é atender cinco regiões da cidade”, comentou Daniela. Segundo ela, as próximas são a região do Cecap, e Engordadouro. Os tutores podem fazer o agendamento para o mutirão de castração, nesta segunda-feira (30), na EMEB Antônio Adelino Marques da Silva Brandão, das 8h30 às 16 horas. O mutirão será realizado no sábado (4), na EMEB. “Pedimos que quem realizar a inscrição de fato compareça ao mutirão. Tivemos grande volume de faltas neste sábado”, avisou Daniela.

Os interessados devem inicialmente fazer o cadastro do animal no site da Prefeitura de Jundiaí e comparecer pessoalmente na EMEB, na segunda-feira (30), para manifestar interesse na ação no bairro.

É preciso apresentar comprovante de residência e documento com foto para realizar o agendamento. “O objetivo é evitar o descontrole populacional de cães e gatos. Para isso procuramos alternativas para ampliar a adesão ao programa de castração gratuita”, explica Daniela.  

Também é possível fazer o cadastro pelo aplicativo de celular APP Jundiaí, no serviço Cadastro de Animais para Castração. Podem ser inscritos fêmeas e machos de cães e gatos com idade entre três meses e oito anos e mais de um quilo.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/28/caes-e-gatos-sao-atendidos-em-mutirao-de-castracao-no-jardim-do-lago/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original