Horta Urbana: Curso Técnicas Bioconstrutivas e Permacultura chega ao fim
Publicada em 29/05/2022 às 09:00Após oito aulas repletas de novas técnicas construtivas e muito conhecimento adquirido, o sorriso no rosto de Célia Fernandes Micheloti, beneficiária que vai cultivar a horta no Fazenda Grande, é garantido. “A horta está ficando linda. As novas técnicas que aprendi serão muito importantes para poder aplicar. Estou ansiosa para começar a produção e oferecer produto de qualidade para o pessoal do bairro”.
O curso “Técnicas Bioconstrutivas e Permacultura”, que compartilhou diversos conhecimentos com a Célia e demais participantes, foi organizado pelo Sesc Jundiaí, como fruto de uma parceria com o Departamento de Urbanismo da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) e Escola de Gestão Pública (EGP), além das as Unidades de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT) e Infraestrutura e Serviços Públicos.
No último módulo, as pessoas participantes aprenderam sobre o preparo e aplicação de tintas naturais, acabamentos finos, espiral de ervas e círculo de bananeiras (sistema de tratamento de águas cinzas). “Ensinamos técnicas para a produção de tintas naturais, utilizando terra, cola, água, argila, carvão e cinzas, entre outros materiais”, explicou Gilberto Mariano Tenório Junior, arquiteto, urbanista e artista, responsável pela oficina.
O arquiteto e educador Tomaz Lotufo faz um balanço sobre o curso. “Foi importante para a inserção do pensamento de saúde, educação alimentar, construção ecológica e oferta de mais autonomia para os participantes, inclusive para resolver questões de saneamento como o círculo de bananeiras e a construção de partes de edificação com materiais naturais”.
Para a coordenadora do programa Horta Urbana, Rita Stringari, o curso agregou informações e experiências significativas para os permissionários. “A parceria com o Sesc foi muito importante para que os permissionários pudessem adquirir mais conhecimento de técnicas bioconstrutivas e também de todo o rico conteúdo com o qual tiveram contato”, afirmou.
O agente de educação ambiental do Sesc Jundiaí, André Fossaluza, reforça que os processos educativos desenvolvidos ao longo do curso podem trazer uma grande contribuição para o programa Horta Urbana. “Além da formação em técnicas bioconstrutivas e permacultura, o curso permitiu a criação de uma rede de apoio mútuo entre as pessoas participantes, que conheceram o programa e podem contribuir para futuras atividades em parceria”.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
31/12/2024
Horta comunitária e área de lazer são entregues no Jardim São Camilo
-
31/12/2024
Pé de Árvore: programa alcançou 1.485 mudas plantadas em Jundiaí
-
09/12/2024
Jundiaí sedia capacitação para delegados da Conferência Estadual das Cidades Paulistas
-
04/12/2024
Percurso da infância é desenvolvido em parceria com alunos da EMEB Deodato Janski
Baixe as fotos desta notícia na resolução original