Audiências públicas virtuais marcam a segunda-feira (30)

Publicada em 30/05/2022 às 17:40

Nesta segunda-feira (30), as Unidades de Gestão de Governo e Finanças (UGGF) e Promoção de Saúde (UGPS) apresentaram, em audiências públicas virtuais, pelos canais da Câmara Municipal de Jundiaí (Facebook e Youtube) e canal 24 NET, os resultados do primeiro quadrimestre de 2022. Durante as apresentações, vereadores e população puderam conhecer os trabalhos já realizados ao longo dos primeiros quatro meses do ano e os pontos de destaque para os próximos meses.

A primeira apresentação, realizada no período da manhã, Audiência Pública de cumprimento das Metas Fiscais – 1º quadrimestre, apresentada pelo gestor-adjunto de Governo e Finanças (UGGF), José Roberto Rizzotti. De acordo com os dados apresentados pelo gestor, Jundiaí atende rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“O Município atendeu aos limites exigidos pela LRF, com a permanente vigilância e acompanhamento da trajetória da inflação e seus reflexos sobre os preços e a dívida, visto que as receitas são infladas e podem induzir a administração a uma exposição maior a um risco não adequadamente dimensionado”, comentou Rizzotti, lembrando que existe tendência de elevação nos custos de contratos das áreas de saúde, educação, transporte, entre outros e das despesas com pessoal, em razão de reajustes pactuados.

“O cenário da economia local ainda deverá ser impactado por diversos fatores externos, tais como a administração da taxa de juros, pelo Banco Central do Brasil (BCB), do desempenho das economias dos países envolvidos em conflitos internacionais, entre outros”, comentou. De acordo com os dados apresentados, Jundiaí fechou o primeiro quadrimestre com R$ 2,51 bilhões de Receita Corrente Líquida, sendo 20,8% da RCL de Dívida Consolidada, 38,5% da RCL em Pessoal e encargos e o resultado primário de R$ 333 milhões.

Audiência pública sobre dados fiscais do primeiro quadrimestre foi realizada na manhã desta segunda-feira (30)

Saúde

No período da tarde, a UGPS apresentou os resultados dos primeiros quatro meses de 2022. Entre os destaques está o avanço do sistema Teleinterconsulta, que recebeu o prêmio Inovacidade, pelo Smart City Business America. O sistema passou de três especialidades ofertadas na rede de Atenção Primária, para cinco especialidades (Cardiologia, Neurologia, Psiquiatria, Nefrologia e Urologia). Outros avanços foram em termos de realização de procedimentos em Saúde bucal, com mais de 13 mil ações em 4 meses, mais de 61 mil medicamentos dispensado em 120 dias.

O processo de dispensação de medicações de alto custo também se destacou no período. O novo fluxo de atendimento implementado no serviço, com a qualificação no atendimento e redução no tempo de espera, o processo concorre ao prêmio David Capistrano, oferecido pelo Cosens (Conselho de Secretários Municipais de Saúde). “A Saúde de Jundiaí segue o planejamento para o quadrimestre, com o atendimento em todos os setores, inclusive com ampliação, como foi o caso de exames, com aumento de, no mínimo 30%, equalização de filas de atendimento na Atenção Secundária e redução no absenteísmo, proporcionado pelos modelos ‘acesso avançado’ e teleinterconsulta”, comentou o gestor da UGPS, Tiago Texera.

As obras que estão sendo realizadas na cidade também foram detalhadas na audiência, para os vereadores e população. “Temos obras em andamento nas UBSs Santa Gertrudes, Morada das Vinhas e Sarapiranga, além das Casas de Apoio das Clínicas da Família Novo Horizonte e da Vila Hortolândia. Ainda temos as licitações da Clínica da Família e Pronto Atendimento Ponte São João e do Ambulatório Médico de Diagnóstico e PA Vila Progresso, que também estão sendo realizadas. A Saúde de Jundiaí teve sua demanda ampliada, não somente pela pandemia, como pela situação econômica nacional”, detalhou.

Audiência pública da UGPS foi realizada na tarde desta segunda-feira (30)

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2022/05/30/audiencias-publicas-virtuais-marcam-a-segunda-feira-30/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original